Curso de Artes: profissionalizando um criador

Rep?rter Ana Maria Reis
02/10/2000

Que o potencial criativo de um indiv?duo ? uma caracter?stica nata, isto j? sabemos. Mas, profissionalizar-se pode ser um bom caminho para ganhar dinheiro atrav?s do talento. Com grande responsabilidade social, o artista, enquanto pesquisador ou licenciado para dar aulas, guia a vis?o art?stica de sua comunidade atrav?s da educa??o ou aprecia??o das manifesta?es culturais de seu tempo.

Em Juiz de Fora

Atualmente, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ? a ?nica institui??o a formar o profissional em Artes na cidade. Ela oferece 30 vagas anuais, com duas habilita?es - o Bacharelado e a Licenciatura. A partir do 4? per?odo, o aluno j? pode ir direcionando a gradua??o segundo seus interesses.

Se ele pensa em desenvolver pesquisas na ?rea, apresentando no decorrer da faculdade alguma inclina??o para a an?lise e cr?tica est?tica, normalmente o seu caminho ? o Bacharelado. Se o seu barato ? trabalhar com ene alternativas e a praticidade da coisa, em prol do percep??o art?stica na educa??o, a Licenciatura ? o caminho. Em especial por ser um mercado emergente.

No entanto, nada ? muito simples ou r?gido em se tratando de arte, cultura, educa??o. O reingresso na faculdade, sem que se fa?a outro vestibular pela UFJF, pode conferir uma segunda habilita??o. Ainda, sendo bacharel ou professor, o graduado em Artes pode, at?, "viver de arte". Para esclarecer algumas d?vidas sobre o curso e o mercado, entrevistamos tr?s profissionais com caracter?sticas bem distintas.


O desenhista

Rodrigo Clave, 22 anos, desenha desde menino. Mais que desenhista, ele se considera "bom observador". Ganha dinheiro retratanto rostos de crian?a e adultos, al?m de cria??o de logomarcas, logotipos, projetos de lojas e vitrines. No momento, est? estagiando em uma
empresa pontocom, como designer gr?fico. "Penso em trabalhar com publicidade, ter meu pr?prio neg?cio". Como arte-educador, s? atuaria se fosse por uma ?tima remunera??o.

Cursando o 5? per?do de Bacharelado em Artes na UFJF, Clave considera muito importantes as disciplinas te?ricas do curso, que formam a consci?ncia cr?tica do artista, colocando-o em contato com os movimentos e manifesta?es art?sticas passadas. "As aulas de Musicaliza??o abrem nossa cabe?a, enquanto a de Cer?mica ? pura terapia aliada ? arte", garante o aluno.

O pintor

"- Voc? vai morrer de fome. Por que n?o faz Medicina?", esta esp?cie de cobran?a foi o que mais ouviu Augusto Petrillo quando resolveu profissionalizar-se naquilo em que trabalhava desde os 11 anos - pintura. Com um ano de formado pela UFJF, ele montou ateli? pr?prio e se mant?m com a venda de quadros em Minas, Rio de de Janeiro, Esp?rito Santo e Distrito Federal.

Segundo Petrillo, a gradua??o em Artes lhe valeu na parte intelectual, na forma??o de pensamento, j? que entrou na faculdade atuando na ?rea.

Considerando toda experi?ncia como v?lida, apesar de ter ca?do em Juiz de Fora de p?ra-quedas (ele ? do interior do estado do Rio), o artista atesta que aprendeu muito pelos contatos que fez em congressos, oficinas e pol?tica estudantil.

Apesar de ter trabalhado com pl?stica em escultura, atrav?s de uma bolsa em inicia??o art?stica, a pintura sempre foi seu foco central. A atual fase do artista ? a de pesquisa. "Munido de enorme curiosidade, estou empenhado em pesquisas de mat?ria e suporte, misturas de min?rios, p?, enfim, tudo que me possa servir como material pl?stico."

A arte-educadora

"Para quem ainda se sente cru ou n?o sabe que rumo dar ? sua carreira, a arte-educa??o ? um excelente caminho de aprendizado",fala Dorot?ia Vale, 10 anos de estrada. Durante todo este tempo, ela fez de tudo um pouco. Trabalhou com propaganda, estamparia, inform?tica, como banc?ria, morou em Belo Horizonte e esteve um tempo em S?o Paulo. H? 5 anos trabalhando em Juiz de Fora, na rede p?blica de educa??o, Dorot?ia vem colhendo os louros na ?rea de ilustra??o de obras infantis.

Recentemente lan?ou pela editora Miguilim (BH), em parceria com a Livraria Arco-?ris, o livro "P? na estrada... Que esta bruxa ? animada". A ilustra??o, que neste caso foi feita com modelagem em massinhas, ? uma antiga paix?o da artista. Ainda na universidade, foi influenciada por Arlindo Daibert. Seu projeto de conclus?o de curso foi ilustrar um conto infanto-juvenil de Guimar?es Rosa, que espera publica??o at? hoje.

Anos mais tarde, ? incentivada a seguir carreira pelo ilustrador Marcelo Xavier, dentro de um curso de reciclagem para professores municipais. Atualmente prepara seu segundo livro, encomendado pela mesma editora.

Para o vestibulando do curso de Artes: