Conv?vio Social - algumas regras de etiqueta

Apresenta??o

  1. Sempre se apresenta o homem ? mulher. Todavia, tratando-se de um religioso, a mulher dever? ser apresentada.
  2. Apresenta-se uma pessoa mais mo?a a uma mais idosa, e a solteira ? casada.
  3. A mulher dever? estender a m?o, antes que o fa?a o homem que lhe foi apresentado. No entanto, se a pessoa apresentada se limitar a um outro cumprimento, dever? ser correspondido do mesmo modo (exemplo: ligeira inclina??o de cabe?a).
  4. A mulher, em sociedade, nunca se levanta ao ser apresentada a outra mulher, com exce??o se esta for a anfitri? ou uma senhora de idade.
  5. Os anfitri?es n?o necessitam apresentar todos os convidados entre si, no caso de uma recep??o de grandes propor?es. Basta apresentar alguns ? chegada. E num coquetel usa-se a mesma praxe.
  6. O convidado de honra, numa recep??o de cerim?nia, ? apresentado a todos os convidados e dever? ficar ao lado da anfitri?, ? entrada e de p?.

Casamentos

Os convites - impressos em cart?es de formato grande, duplo ou simples, conforme a eleg?ncia da cerim?nia o exigir - s?o distribu?dos com trinta dias de anteced?ncia, para que os convidados n?o assumam outros compromissos. Aten??o: as frases como "os noivos receber?o os cumprimentos na igreja" s?o inteiramente indelicadas. Se a recep??o ? s? para alguns convidados ap?s a cerim?nia na igreja, estes receber?o um convite especial que deve ser colocado no envelope.

A cerim?nia do casamento tradicional se mant?m, com poucas varia?es, embora com alguns modismos. Permanece, por exemplo, a presen?a de duas meninas, ou de um menino, ou de um menino e uma menina, que procedem a noiva na entrada da igreja.

Na sacristia, os noivos, ao receberem os cumprimentos, colocam-se entre seus pais e av?s. Os convidados devem limitar suas palavras, evitando efus?es por demais cansativas. Cumprimentam-se os membros da fam?lia quando n?o conhecidos, com uma ligeira inclina??o de cabe?a.

Na recep??o, os noivos ou seus pais agradecem a cada convidado os presentes ou flores recebidos, Isto n?o dispensa o casal de manifestar os agradecimentos por escrito, logo ao chegar da viagem de n?pcias. A decora??o das mesas deve ser requintada, reservando-se um lugar especial para o bolo cl?ssico. Evitar os enfeites de noivinhos, bonequinhos ou pombinhos, de gosto mais do que duvidoso.

Uma inova??o: tornou-se costume elegante convidar dois, tr?s ou mais casais de padrinhos de cada noivo. ? uma forma simp?tica de homenagear um maior n?mero de familiares ou amigos.

? mesa

Servi?o: pode-se come?ar a comer ap?s algumas pessoas terem sido servidas, se o servi?o for lento.

Guardanapo: colocar no colo, durante a refei??o, aberto totalmente ou n?o, conforme o tamanho. Us?-lo sempre antes de levar o copo ou o c?lice ? boca. No final, coloc?-lo ao lado do prato, sem dobrar mas tamb?m sem o amarrotar.

Talheres: os que est?o mais longe do prato s?o os primeiros a usar e, naturalmente, os ?ltimos s?o os mais pr?ximos do prato. N?o se limpam os talheres com o guardanapo, antes de serem usados. Ao parar de usar os talheres, estes devem ser colocados sobre o prato (a faca na borda) e os cabos nunca apoiados na mesa. Acabando de comer, colocam-se sobre o prato, no sentido perpendicular ? borda da mesa.

Garfo e faca: no Brasil usa-se mais a regra de usar o garfo sempre na m?o esquerda, ? maneira europ?ia. Usando-se a faca e o garfo ao mesmo tempo, seguram-se ambos da mesma maneira, isto ?, a extremidade dos cabos na palma da m?o, apoiando-se o ?ndex pouco aqu?m da l?mina da faca ou dos dentes do garfo.

Colher: deve encher-se a colher num movimento contr?rio ? dire??o da borda da mesa, sempre de lado, posi??o esta em que dever? ser levada ? boca.
A disposi??o dos talheres obedece ? ordem seguinte:
? esquerda do prato de fora para dentro:

  1. Garfo para peixe;
  2. Garfo para carne;
  3. Garfo para salada; se for servida;
? direita do prato de fora para dentro:
  1. Garfo para "hors-d?uvre";
  2. Colher para sopa;
  3. Faca para peixe;
  4. Faca para carne (a que fica sempre junto ao prato).

Copos: s?o colocados na mesa de acordo com o tamanho do copo e n?o pela ordem em que v?o ser utilizados, para que uns n?o escondam os outros. ? correto arrum?-los da maneira seguinte:

  1. Copo para ?gua, ? direita do prato e acima das facas;
  2. Ta?a de champanhe, a pequena dist?ncia do primeiro;
  3. Copo para vinho branco, haste longa, colocado em frente e entre os dois primeiros;
  4. Copo para Porto ou Xerex, diante do terceiro um pouco ? direita.

Esta ordem, no entanto, n?o ? obrigat?ria, mas deve respeitar-se a harmonia entre tamanho e a preced?ncia das bebidas.

Salada: antes de se servir, reparar se h? prato e talheres especiais para a mesma, normalmente colocados ao lado do prato de jantar.

Por?es: n?o ? exigido que se coma tudo que se p?e no prato, nem obrigat?rio deixar um resto de comida.

P?o: parte-se com as m?os em peda?os pequenos, passa-se a manteiga e leva-se ? boca com a m?o.

Sal e pimenta: ? correto usar estes ingredientes, mesmo num jantar de cerim?nia.

Espinhas, ossos, azeitonas, etc: a mesma colher que levou o alimento ? boca dever? devolver os restos ao prato, como no caso de caro?os de frutas em calda. Se for usada a m?o (azeitonas ou uvas, entre outras) pode a mesma retorn?-los ao prato. Espinhas e ossinhos, de modo discreto, voltam na m?o para o prato.

Outras regras: todos sabem que n?o se deve colocar os cotovelos sobre a mesa, mas tamb?m n?o ? bom assumir uma posi??o de est?tua. Ao aceitar um prato, nada se diz, mas quando se o declina ? de bom tom dizer: n?o, muito obrigado. Os copos levam-se ? boca segurando-se pela base de seu arqueado e nunca pelas bordas. N?o ? correto elogiar a comida ou a maneira como foi preparada. Tamb?m uma conversa n?o dever? provocar discuss?es sobre assuntos pol?ticos, religiosos ou de qualquer natureza que possam de algum modo susceptibilizar algum dos presentes e, muito menos, gesticular com o talher quando se fala. Se mastigar com a boca fechada ? preciso lembrar, ? de bom tom, no entanto, que se coma devagar, mastigando bem os alimentos, at? porque ? feio mesmo, usar palitos que, ali?s n?o devem existir em qualquer recipiente sobre a mesa.

Ao levantar da mesa: o prato n?o deve ser empurrado, depois de arrumados os talheres sobre ele.

Ma?ã - uma curiosidade sobre esta fruta: por tradi??o hist?rica, nas mais refinadas mesas ou ambientes, a ma?a ? motivo de decora??o, por aliar suas belas cores ao seu aroma delicioso. E por lembrar o fruto proibido que Eva, seduzida pela serpente, colher da ?rvore da Saberoria. Mas nem todos sabem que ? chamada, tamb?m, de fruta-p?o. Assim, numa refei??o de cerim?nia, a ma?a dever? ser saboreada, pois quem o fizer demonstrar? que ficou satisfeito com as iguarias que foram servidas.