ARTIGO

Administra??o de Recursos Humanos

Aplica?es e pap?is futuros

21/09/98

As organiza?es v?m demonstrando, ao longo do tempo, uma complementa??o dos seus valores fundamentais, na qual se observa uma modifica??o na prioridade de seus recursos estrat?gicos. Passou-se ent?o do capital financeiro para o capital humano o foco das aten?es organizacionais, uma vez que se vive hoje numa ?poca em que a informa??o, o conhecimento e a criatividade, dentre outros atributos, imperam como recursos de sobreviv?ncia das organiza?es.

Dessa forma, as empresas modernas j? est?o procurando funcionar com caracter?sticas mais adequadas aos novos tempos: o quadro de pessoal mais enxuto e o numero de n?veis hier?rquicos sendo reduzido. Aliado a isso, percebem-se novas formas de estrutura??o organizacional, inclusive com a utiliza??o mais acentuada da pr?tica da terceiriza??o.

Para obter uma performance superior, as organiza?es tamb?m necessitam transformar sua for?a de trabalho, que deve deixar de atuar num ambiente m?ope (de foco estreito) e supervis?o cerrada, para um ambiente que enfatize os clientes, o trabalho em equipe e a iniciativa e o bem-estar dos seus funcion?rios.

Diante dessas mudan?as conjunturais em tempos de Globaliza??o, os gestores de Recursos Humanos (RH) est?o despertando para sua posi??o estrat?gica dentro da empresa, ou seja, para a sua fun??o de agregar valor aos neg?cios. Esse tem sido um dos principais desafios dos profissionais de RH, pois eles devem oxigenar a empresa com talentos, sendo respons?veis por desenvolver o potencial humano e gerar a compet?ncia necess?ria para o crescimento das organiza?es. Isso inclui manter a for?a de trabalho qualificada, motivada e comprometida com os objetivos propostos, estabelecendo o relacionamento entre os seres humanos e o neg?cio.

Quanto ao futuro, a ?rea de RH tende a ser transformada numa ?rea de consultoria interna. Antigos Analistas (de cargos e sal?rios, treinamento, recrutamento e sele??o) tendem a tornarem-se mais consultores do que t?cnicos. Nas empresas de vanguarda, a execu??o da maioria das tarefas caracter?sticas da ?rea de RH e de compet?ncia das demais ?reas, com orienta??o, suporte e treinamento da equipe de RH.

Possivelmente, a situa??o futura ser? o envolvimento de todas as ?reas da empresa no planejamento dos assuntos associados ao RH, sendo que alguns empregados ser?o capacitados para o uso de ferramentas espec?ficas com a manuten??o de um n?cleo t?cnico muito pequeno para as tarefas t?cnicas altamente especializadas e para a consultoria interna.

As transforma?es que as empresas v?m sofrendo exigem a cria??o de um certo ambiente de ansiedade, que seja suficiente para n?o permitir a passividade e manter a agilidade e a competitividade. A cria??o e monitora??o desse clima s?o esfor?os que exigem muita compet?ncia e preparo no trato com pessoas. A partir disso, surge a import?ncia cada vez maior atribu?da aos profissionais de RH, que precisam cada vez mais de sistemas que encorajem o aprendizado e a iniciativa, que facilitem o crescimento pessoal e motivem todos a centrar seus esfor?os no cliente.

As empresas est?o passando a adotar programas de gest?o de RH baseados na estrat?gia de oferecer menos garantias aos empregados, mas dando a eles a oportunidade de avan?ar mais na carreira pessoal, bem como a expectativa de participar das decis?es dos resultados e do futuro da organiza??o. Isso mostra a preocupa??o crescente com fatores como a motiva??o, a qualidade de vida no trabalho e a capacita??o pelo aprendizado cont?nuo dentro das empresas. Aquelas que querem alcan?ar resultados positivos no neg?cio devem fazer crescer a compet?ncia de sua for?a de trabalho. Eles v?o fazer a diferen?a.

As nossas empresas est?o vivendo o desafio de redefinir os seus mecanismos de funcionamento, e todos esses desafios dependem essencialmente da capacita??o e do comprometimento de seu pessoal. ? essencial que os funcion?rios entendam os processos fundamentais da empresa e se localizem nesses processos em termos de contribui??o para o resultado. Estes funcion?rios precisar?o de novos conhecimentos e novas habilidades, desde a compreens?o de processos inteiros ate a solu??o de problemas e a demonstra??o de iniciativa. Precisar?o tamb?m aprender a trabalhar em grupos da maneira mais eficaz poss?vel. Portanto, ? indispens?vel reequipar a empresa com novas ferramentas para lidar com suas pessoas. E cabe ? equipe de RH gerenciar este processo.

Colabora??o: Ricardo Derze Coppus
e Fernanda Moreira Brum,
membros da CAMPE - Consultoria a M?dias e
Pequenas Empresas da Faculdade de Economia
e Administra??o da UFJF.
E-mail: campe@fea.ufjf.br