Genuinamente brasileira

Produtores criam associa??o
para produzir cacha?a de qualidade

21/06/99

Produzir cacha?a de qualidade. Este ? o principal objetivo da Associa??o dos Produtores e Amigos da Cacha?a Artesanal de Qualidade de Juiz de Fora e Regi?o (Apraca). A prioridade ? adequar os alambiques aos padr?es exigidos pelo Minist?rio da Agricultura. A Associa??o pretende colocar no mercado os produtos de maior demanda e, tamb?m, desassociar a imagem negativa do consumidor de aguardente.

De acordo com M?rcio Rocha, assessor da Secretaria Municipal de Agropecu?ria e Abastecimento (Smaa), a meta ? fazer com que a cacha?a seja conhecida como uma bebida genuinamente brasileira e, ao mesmo tempo, mudar o sentido pejorativo que ela possui. Desta forma, por primar pela qualidade no processo de produ??o, o aguardente regional vai se distinguir dos outros que s?o produzidos de forma clandestina.

As instala?es de um alambique t?m que possuir paredes rebocadas, piso imperme?vel, boa ventila??o e higieniza??o, al?m da utiliza??o correta dos equipamentos. Para conseguir o selo do Minist?rio da Agricultura, que autoriza a comercializa??o do produto, ? necess?rio ainda avalia??o de uma amostra da cacha?a, que deve estar dentro de todas as normas exigidas. "A inten??o final ? obter uma cacha?a de qualidade, com higiene", afirma Jo?o Cris?stomo Soares, presidente da Apraca.

A Associa??o foi criada atrav?s de incentivo da Empresa de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural de Minas Gerais (Emater) e Smaa. Esta forneceu o espa?o f?sico para o treinamento - a Fazenda Santa C?ndida - , enquanto a Emater se responsabilizou por trazer ? cidade um especialista na ?rea de produ??o de aguardentes. O objetivo ? qualificar a m?o de obra e padronizar os produtos. Os participantes aprender?o todo processo da cacha?a de qualidade, incluindo escolha da melhor variedade de cana para o plantio, t?cnicas de engarrafamento da bebida e formas de comercializa??o.

Al?m de Juiz de Fora, tamb?m integram o projeto produtores de Lima Duarte, Santana do Deserto, Olaria, Bias Fortes, Belmiro Braga e Mar de Espanha. A associa??o surgiu ap?s constantes reuni?es dos produtores locais que sentiram a necessidade de criar uma cacha?a que primasse pela qualidade e atendesse ?s exig?ncias do Minist?rio da Agricultura.

Os produtores esperam, ainda, conseguir financiamento dos governos federal e estadual. Por enquanto, a associa??o est? investindo na cria??o do "S?cio-Amigo": a pessoa realiza um pagamento trimestral para a Apraca e, em contrapartida, recebe dois litros do produto. A renda ser? utilizada na promo??o de eventos, semin?rios e cursos. A Apraca pretende produzir 400 mil litros/ano. Minas produz hoje 180 milh?es de litros de aguardente. Os interessados em fazer parte da Associa??o devem procurar a sede que funciona na Rua Tenente Luiz de Freitas, 116, Bairro Santa Terezinha. O telefone ? 690-7912.

Colabora??o: Jacqueline Glauber,
estudante do 6? per?odo
do curso de Comunica??o Social
da UFJF.