Alimentos Funcionais

Rep?rter: Emilene Campos
26/07/2000

Leite que faz bem para o cora??o, iogurte que melhora a flora intestinal. ?mega plus, lactobacilos vivos, biscoitos vitaminados. A cada dia novos produtos invadem as prateleiras dos supermercados, ampliando o vocabul?rio e o or?amento dos consumidores. A propaganda destes produtos promete verdadeiros "milagres", mas ? preciso ficar atento para n?o cair nas armadilhas da publicidade, diz o professor de An?lise de Alimentos da faculdade de Farm?cia e Bioqu?mica da UFJF, Marco Ant?nio Moreira Furtado. Segundo ele, os funcionais n?o s?o uma nova classe de alimentos e nem podem ser confundidos com rem?dio. "Os funcionais n?o foram inventados pela ind?stria."

A defini??o do International Life Science Institute ? que o alimento ofere?a ao consumidor nutrientes que melhorem sua sa?de ou atuem na preven??o de doen?as. Isso independente de ter sido industrializado ou n?o. Ou de um de seus elementos ter sido enriquecido ou n?o. Por conta disso, couve flor, alho, tomate, cereais e peixe est?o na lista dos chamados nutrac?uticos (um dos v?rios sin?nimos deste grupo de alimentos). Se voc? quer investir na sua sa?de, basta consultar a lista de alimentos funcionais. "N?o se deixe enganar pelas propagandas", alerta o professor. "Um alimento enriquecido com c?lcio pode beneficiar o organismo, fortalecendo ossos e dentes, mas n?o pode prometer a cura da osteoporose", completa.

Leia mais:


Você consome alimentos funcionais?
      Sim
      Não
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.