Saúde

Artigo
Nutrição e atividade física

14/09/2000

Hoje todos querem ter um corpo "sarado", o que implica em algumas atitudes para atingirmos tal condição física. Fundamental à manutenção da boa saúde e à prevenção de diversas doenças, a atividade física é primordial a vida do homem moderno, podendo ser direcionada de acordo com os objetivos de cada um: perda de peso (exercícios aeróbios são a única evidência científica de deslocamento de gordura como fonte de energia), aumento da massa muscular, alívio às tensões do dia-a-dia, recuperação de traumas motores, aumento de determinado grupo muscular específico, prevenção de doenças cardio-circulatórias (maior causa de morte no mundo), aumento do HDL colesterol (chamado bom colesterol; fator de proteção às coronariopatias), etc.

Sempre que possível, o exercício físico deverá ter orientação e monitoramento de um profissional de educação física, para que este aliado da boa saúde não se torne nocivo. Você já deve está se perguntando "E a nutrição ?" Bem, a alimentação adequada é fundamental aos praticantes de atividade física, principalmente àqueles que à fazem com objetivo de competir. O aumento do gasto energético devido a presença do exercício requer uma maior oferta de alimentos e de alguns nutrientes especificamente, muitas vezes, dependendo da intensidade e objetivos, requerendo suplementação nutricional, um assunto polêmico que abordaremos em breve.

Dietas são individualizadas, pois devem respeitar hábitos alimentares e culturais, condições biológicas (sexo, idade, patologias, etc.), peso, altura, atividade física, etc. Por isso, vou dar algumas dicas alimentares para algumas condições de exercícios físicos:

Arnaldo Hamilton Pinheiro
é nutricionista, formado pela
Universidade Federal
de Viçosa (UFV).

Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugestões no e-mail nutricao@jfservice.com.br

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.