Segunda-feira, 19 de janeiro de 2009, atualizada ?s 15 h

Prazo para pagamento do IPVA com desconto come?a a vencer


Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

O Imposto sobre Propriedade de Ve?culos Automotores (IPVA) 2009 come?a a vencer nesta segunda-feira, dia 19 de janeiro, para ve?culos com placa de final 1. O prazo ? para pagamento em cota ?nica, com de desconto de 3%, e da primeira parcela .

O vencimento para os ve?culos com placa de final 2 ser? nesta ter?a, dia 20 de janeiro. A ?ltima data de vencimento da terceira parcela ? para ve?culos com placa final zero, no dia 27 de mar?o.

Ap?s o prazo estabelecido pela Secretaria de Fazenda, incidir? sobre o valor devido uma multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias e n?o havendo o pagamento, o valor ser? corrigido em 20% e a cada m?s haver? uma corre??o pela taxa Selic.

Para pagar, o contribuinte pode se dirigir a uma das ag?ncias dos bancos credenciados ou usar a internet para quitar seu imposto. H? ainda a op??o de fazer o pagamento nas ag?ncias dos Correios. Em Juiz de Fora, quatro ag?ncias est?o autorizadas a receber o imposto: a central, na rua Marechal Deodoro; a da rua Esp?rito Santo; a do bairro Benfica e a ag?ncia da rua Morais e Castro. Para agilizar e facilitar o atendimento, o contribuinte deve levar o documento de seu ve?culo, onde consta o c?digo Renavam.

Os bancos e as ag?ncias de Correios tamb?m est?o recebendo a Taxa de Licenciamento, cujo prazo final para pagamento ? 31 de mar?o, e o Seguro Obrigat?rio. Para receber o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Ve?culos), emitido pelo Detran/MG e de porte obrigat?rio para todos os motoristas, ? preciso estar em dia com o pagamento do imposto, da taxa, do seguro e de eventuais multas.

Parcelamento de d?bitos vencidos

Os donos de carros que t?m d?bitos de IPVA vencidos at? 30 de setembro de 2005 podem dividir em at? 12 parcelas mensais e aqueles que t?m d?bitos vencidos a partir de 1? de outubro de 2005 podem dividir em at? tr?s pagamentos, desde que o valor da parcela seja de, no m?nimo, 60 UFEMG (Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais). Ap?s o pagamento da primeira parcela, o propriet?rio recebe o Certificado de Registro e Licenciamento do Ve?culo (CRLV) ou Certificado de Licenciamento Anual (CLA) do ano vigente.