Enfeites que decoram a casa 

Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 16/09/2016

Os adornos e enfeites decorativos são indispensáveis na hora de realizar toda a ambientação de uma casa, pois, além de proporcionar toda a complementação do projeto de interiores, criam personalidade aos ambientes. Na hora de escolher estes elementos decorativos, precisamos saber como usá-los adequadamente em nossos espaços, com estilo e sofisticação. Na arquitetura e no design de interiores, cada peça decorativa tem uma função específica, agregando à funcionalidade e à praticidade.

Atualmente, com as várias possibilidades de uso, não é preciso adquirir e investir em muitos elementos decorativos complementares, mas sim em peças de qualidade, que completem cada espaço, com equilíbrio e harmonia. As peças decorativas precisam, em primeiro lugar, ter o estilo dos moradores da casa, podendo ser idealizadas e pensadas de acordo com a proposta de cada ambiente, como forma complementar da decoração.

Existem adornos e enfeites decorativos indispensáveis para a nossa decoração, que são peças com a finalidade de criar uma atmosfera aconchegante, quando são colocadas em lugares adequados, dialogando com o mobiliário que contempla cada espaço. Estas peças podem ser herdadas de família ou adquiridas recentemente, como recicladas ou reutilizadas. Atualmente, o que vale é ter elementos que criam uma ambientação acolhedora, onde você, sua família e os amigos mais queridos sintam o bem estar e o prazer de permanecer dentro do ambiente por muito tempo.

O arquiteto e urbanista Alex Martins, autor de vários projetos consagrados, mostrou alguns elementos decorativos indispensáveis na decoração, utilizando como cenário os ambientes da Jade Interiores. As caixas, além de práticas e decorativas, ganham funções diversas, como guardar objetos, controles de TV, evitando deixar expostos. Os abajures, além de possibilitar criar cantos de leitura, criam uma iluminação intimista, podendo ser usados em qualquer ambiente. "Para mim, o mais indispensável para casa é o abajur, que antes as pessoas tinham restrições em usar, devido à crise de energia. Hoje já não existe mais isso; as lâmpadas em LED, além de ajudar a iluminar aquele ambiente que não foi rebaixado, ajudam a criar um clima para receber, assistir TV, você consegue transformar o ambiente, o visual dele, o ângulo, a cor, através de pontos de luz", explica o arquiteto.

As bandejas podem reunir copos, taças, garrafas e até mesmo bombonieres. Além de ótima opção, podem ser expostas em aparadores, mesas centrais e de apoio. Os quadros ajudam a preencher as paredes, em uma composição criativa ou apenas apoiado sobre um móvel adequado.

As flores naturais ou as permanentes, de qualquer espécie, ajudam trazer a natureza para dentro de casa, transmitem boas energias e sempre causam um ótimo efeito estético, como as orquídeas, que estão em evidência, sempre acopladas em um belíssimo cachepô, compatível com o tamanho da vegetação e do espaço onde será exposta. As almofadas, além de serem práticas, ajudam a trazer mais conforto e cor para os ambientes. Entre outras peças decorativas, o arquiteto destacou uma imponente fruteira, com um design todo trabalhado, com uma base alta, que pode ser usada como champanheira em dias de comemorações e festas, em um clima casual, despojado; afinal, estamos em um tempo de aproveitar tudo o que possuímos e surpreender a todos, porém, com glamour e simplicidade.

E para os nossos leitores e internautas, tudo o que você possui, você pode aproveitar de uma forma correta, usado de maneira adequada, de acordo com o seu orçamento e seu estilo de vida, descobrindo um novo uso para aquela sua velha peça decorativa ou sabendo escolher peças novas, buscando sempre viver em uma casa arrumada.

Fotos: Bruno Caniato/ACESSA.com


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Casa Arrumada - Enfeites que decoram a casa