• Assinantes
  • Espaços de convivência gourmet montados em casa para os pais e toda família

    Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 11/08/2017

    Os espaços residenciais brasileiros estão constituídos, de acordo com às tendências da arquitetura contemporânea e o design de interiores, de soluções inovadoras, através de projetos conceituais e criativos. As áreas de convivência familiar ganham novas versões e agregam o bem-estar e o conforto dos usuários, permitindo o descanso, entretenimento, lazer e relaxamento, como experiências gastronômicas. Os espaços de convivência gourmet estão integrados nas áreas sociais, como as salas de estar e jantar, localizando-se bem próximos das cozinhas. Estes ambientes devem ser constituídos, de acordo com as necessidades de cada usuário, atendendo sempre ao conforto, funcionalidade e a praticidade, além de ser projetado com um mobiliário que esteja em perfeito equilíbrio e harmonia com todos os adornos, elementos decorativos, revestimentos e a paleta de cores integrantes do espaço.

    Espaços de convivência gourmet

    O melhor método para pausar as atividades profissionais diárias, e conseguir descansar o corpo e a mente, é usufruir de um ambiente, com recursos decorativos que ofereçam o aconchego e o acolhimento. As áreas de convivência são projetadas para as pessoas se relacionarem, participando de uma boa conversa, além de uma interação social. A integração entre os espaços de convivência e as cozinhas gourmets são comuns em quase todos os empreendimentos atuais, pois, os ambientes tornam-se maiores, com várias possibilidades de uso, que vão, desde pequenas comemorações e reuniões informais, até as degustações, com elaboração de receitas gastronômicas preparadas em alto estilo. Estes tipos de ambiente podem ser projetados em residências, que é o nosso foco, como em espaços corporativos, hotéis, restaurantes, shoppings e até onde mais a imaginação permitir.

    Os espaços de convivência devem ser planejados em salas de estar arejadas, integrando com as varandas, como em terraços, jardins internos, e pérgulas de piscinas, desde que possuam áreas cobertas. É importante observar as dimensões do espaço e verificar as áreas de circulação, uma vez que, o objetivo destes espaços é a informalidade, onde as pessoas precisam estar à vontade.

    Em residências, estes espaços acabam somando as áreas sociais da casa, promovendo uma unidade dos ambientes casual e despojada. A arquiteta e urbanista Natália Torres, observa todos os detalhes em seus projetos, valorizando cada espaço. Este ambiente de convivência gourmet (fotos abaixo) foi projetado na Souza Gomes Imóveis, e idealizado para a troca de experiências e comemorações, entre os colaboradores, amigos e clientes da empresa. "Este espaço é projeto da arquiteta Jaque Bonjour, que é um espaço gourmet, voltado para os profissionais que trabalham nesta empresa, funciona como um ambiente de descontração com uma cozinha bem equipada e uma biblioteca" explica Natália.

    Os espaços de convivência gourmet residenciais assemelham-se com este, que também poderão ter uma biblioteca com vários títulos disponíveis para leitura. Outras opções podem ser constituídas, quando são projetados dentro de nossas casas, como a idealização de adegas, churrasqueiras e fornos para pizzas. Porém, precisamos ficar atentos para a setorização do ambiente e investir em equipamentos destinados ao uso funcional, de acordo os os hobbies pessoais de cada um. "Nós precisamos de uma área para colocar uma bancada de trabalho, e outra bancada com um ponto de água, que é essencial, como também um espaço para abrigar e expor todos os equipamentos e utensílios, além de alguns eletrodomésticos", ensina a profissional.

    "As variações do espaço podem ser verificadas de acordo com o gosto de cada um. Tem pessoas que não abrem mão do broiler, outras da chapa, e alguns preferem os cooktops, ao invés dos fogões tradicionais" contextualiza Natália. Os ambientes residenciais atuais são projetados com os espaços de lazer maiores do que os próprios quartos, incentivando o convívio familiar e as relações sociais informais com os amigos mais próximos. "As pessoas estão preocupadas em ter mais eventos em casa, em unir a família, e com os ambientes conjugados ou integrados, melhor dizendo, unindo as salas, cozinhas e varandas, os espaços gourmets, tem gerado muitas expectativas para um cliente, de ter um espacinho dele para fazer um churrasco e receber os amigos" analisa o empresário Diogo Souza Gomes.

    Nosso espaço

    Os ladrilhos hidráulicos roubam todas as cenas e ganham destaque em um enorme painel da cozinha gourmet, onde a marcenaria planejada em mdf, com uma tonalidade neutra, abriga armários com divisões complementares para armazenar todos os utensílios domésticos e ingredientes utilizados para o preparo de receitas elaboradas. O cooktop cria uma sensação de amplitude para a bancada próxima à geladeira, em aço inox, uma tendência para os equipamentos de última geração. O café expresso pode ser degustado com facilidade sobre a bancada, e os adornos decorativos integram-se ao ambiente em pequenos objetos, como as bandejas, cacatuas e jarras. "Aqui foi utilizado o porcelanato para o piso, roda-pés e o painel principal, que apresenta uma releitura dos ladrilhos hidráulicos"  enfatiza Natália.

    "A arquiteta Jaque Bonjour  não quis usar e abusar da paleta de cores, porém, este espaço, não deixa de ser descontraído, e em nossas casas podemos utilizar cores", ensina. O mobiliário rústico compõe o ambiente com peças contemporâneas de madeira, como a mesa de jantar e as poltronas para conversar e ler. As almofadas coloridas sintetizam novas tonalidades e a vegetação natural, pode ser observada dentro de um suntuoso cachepô em vidro, que promove a humanização verde do espaço. Um arranjo de musgos e suculentas permanentesa também está entre os elementos decorativos, assim como a imagem esculpida por um artista plástico, retratando o divino Espírito Santo.

    Mas, o ponto máximo do espaço é uma biblioteca de livros, com títulos diversificados, expostos em dois módulos, com nichos de alturas e tamanhos diferentes, onde puffs servem de apoio para os usuários e auxiliam para a procura dos exemplares. "Nós sempre incentivamos à leitura para a busca de conhecimentos, e os títulos  também estarão disponíveis em nosso site" afirma Diogo.

    Este espaço provoca uma vontade de permanecer em seu interior, devido ao layout estabelecido e à iluminação utilizada para criar cenários e efeitos lumínicos, com lâmpadas em LED e luminárias pensadas estrategicamente. "Você pode utilizar uma iluminação difusa direta, que seja confortável aos olhos e focada quando quiser dar destaque para alguma peça" ensina Natália.

    Saiba montar

    Os espaços de convivência gourmet também podem ser idealizados e projetados em nossas casas, utilizando algumas peças de mobiliário que já possuímos e integrando totalmente os ambientes, como o estar, jantar e varandas. Caso sua varanda seja aberta, você poderá fechá-la com as famosas cortinas em vidro, evitando chuvas e ventos fortes. Também é necessário uma bancada para os equipamentos gourmets e caso tenha algum hobby, você poderá utilizá-lo no decór ou ressaltá-lo através de elementos minimalistas ornamentais, expostos dentro dos ambientes relacionados. "Não é necessário muita coisa, o espaço precisa ser flexível, muitas vezes, você irá fazer um jantar em família, a dois, festas de aniversário, e tudo isso exige uma flexibilidade maior para acomodar todo mundo, que você tenha o básico", argumenta a arquiteta.

    O básico inclui um mobiliário confortável, com um módulo de sofá e uma mesa de jantar para refeições, além da bancada molhada e de trabalho. O paisagismo dependerá da incidência solar e das preferências de cada um, como das dimensões do espaço e na espécie de planta apropriada para o local. "Entre os cuidados para montar um espaço gourmet, a regra é saber eleger o que cada um de nós quer usufruir dentro dele, seja uma churrasqueira, um forno elétrico ou de pizza,  até mesmo um iglu, que é bem maior" ensina Natália, que está entre às participantes da terceira edição do Casa Design.

    Para montar, um ambiente gourmet destinado ao público masculino, até mesmo direcionado para os pais, alguns cuidados são necessários, como a criação de uma identidade visual dentro do espaço, valorizando as cores sóbrias e às texturas neutras. "Eu diria que a primeira coisa que influencia muito são as cores, que devem ser mais sóbrias, como o preto, o cinza, e depois, o homem não abre mão da bancada alta, ele gosta de cozinhar em um espaço próximo à churrasqueira, além da tecnologia, que deverá estar presente, em uma geladeira legal e na televisão para o futebol" ensina.

    Seguem algumas dicas:

    • As cores quentes podem estar presentes em adornos, almofadas, cafeteiras, eletrodomésticos e objetos decorativos.
    • Deixe apenas uma parede com uma tonalidade mais forte, pode ser sóbria ou colorida.
    • Os móveis com tecidos sintéticos e almofadas com tecidos em aquablock garantem fácil manutenção.
    • Evite muitos adornos e objetos ornamentais.
    • Selecione um tipo de forno de sua preferência.
    • Uma iluminação difusa central é suficiente, pontuando com luminárias focais para sobressair elementos especiais ou realizar leituras.
    • Áreas para manuseio de alimentos gourmets necessitam de uma incidência de luz branca, para não alterar à cor.
    • Lâmpadas com incidência lumínica em amarelo criam uma sensação de aconchego maior.
    • Evite tapetes e objetos que necessitam de cuidados especiais.

    Os espaços gourmets, são excelentes opções para quem deseja proporcionar novas experiências para sua família, e para vivenciar tudo isso, existem unidades decoradas próximas da realidade de cada um, humanizadas com todos os recursos possíveis, para cada sonho tornar-se real. " Hoje, oito em cada dez clientes, procuram apartamentos ou casas com espaço gourmet, e todo esse projeto do casa com vida ou casa sede vai de encontro à isso ", finaliza Diogo, referindo-se às unidades decoradas e da própria sede da empresa, que apresenta ambientes reais, com elementos de design que passam vida e poesia.

    Para criar ambientes especiais é preciso de planejamento e criatividade, deixando sua sempre sua casa arrumada.

    Assim fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

    Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.