Chaise longue ganha novos formatos, tamanhos e materiais Peça garante conforto e modernidade aos ambientes. Como parte do sofá, torna-se peça chave para o home theater 

Daniele Gruppi
Subeditora
23/1/2010

Para garantir conforto e modernidade aos ambientes, os arquitetos e decoradores apostam na chaise longue. Embora, não seja novidade no mundo moveleiro, a “cadeira” ganhou nova roupagem e pode ser vista em diversos formatos, tamanhos e materiais.

Segundo a arquiteta Juliana Mara, a chaise, assim como o sofá, teve origem no Egito Antigo, tendo sido usada depois pelos gregos e romanos. "Esse tipo de mobiliário designava status poder e hierarquia", conta.

Muitos consumidores conhecem a peça como espreguiçadeira, por ser um tipo de poltrona que possibilita o prolongamento das pernas. Ela é objeto de desejo de muitas pessoas, como a professora Sara Mata. "A chaise é um convite para o descanso. É meu sonho tê-la em minha casa", revela.

Chaise Chaise

A chaise pode ser usada em ambientes internos e nos externos, como áreas de piscina e jardim. Juliana revela que a indústria do setor inovou ainda mais os modelos de chaise, que agora faz parte do sofá. "É uma peça coringa, que está em alta na decoração de interiores. Por ser versátil, fica bem em ambientes menores, os quais não podem ter a circulação comprometida."

Se para compor o home theater, é preciso primar pelo conforto, o sofá com a chaise é uma opção ideal. No mercado, existe o sofá com a chaise fixa e o modelo retrátil, que permite ir para frente e para trás. O vendedor de uma loja de móveis, Eduardo Almeida, diz que a peça é mais procurada para ser disponibilizada no home theater e nas salas de TV.

sofá com chaise Sofá com chaise

A sócia-gerente de uma loja de móveis, Adriana Barros, revela que o sofá retrátil lidera as vendas. "Além de ser um sofá comum para receber as visitas, pode ser usado para os momentos de lazer e descanso. Ainda há o acessório de cabeça, um encosto que pode ser articulado em três posições." Ela diz que o tipo "cadeira" é mais usado como complemento.

Atualmente, é possível encontrar sofá com chaise a preços bem acessíveis. Juliana recomenda observar sempre o grupo de tecidos oferecidos, pois pode ser um fator que influenciará no preço final. Almeida garante que há modelos para todos os gostos e bolsos. "Tenho uma cartela enorme de diferentes tecidos e cores. O preço varia, conforme a escolha do cliente."

sofá com chaise Chaise

De acordo com Adriana, um tecido que está no auge é o chenile tradicional "Apresenta alta durabilidade, é macio e muito bonito. O suede, uma microfibra com efeito camuflado, 100% sintético, também é forte na decoração. Há também o poliuretano (ou PV), o antigo courino, só que mais próximo do couro natural."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes