Terça-feira, 18 de dezembro de 2018, atualizada às 15h

Aprenda a receber amigos com classe e sem complicação

Da redação

Quem não gosta de receber amigos em casa? Mas o que muitas pessoas não levam em consideração são os cuidados que devem fazer parte da preparação não só dos alimentos, mas de todos os materiais que vão compor a mesa de um almoço ou jantar.

Para a coordenadora do curso de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Maria Teresa Mansur, é importante que as pessoas considerem dicas a respeito de todos os detalhes, incluindo toalha, talheres, copos, decoração, entre outros. "É importantíssimo também que as pessoas não escolham alimentos tradicionalmente problemáticos, que podem não ser apreciados e podem causar, inclusive, problemas de saúde, como é o caso do camarão, que provoca alergia em algumas pessoas." Segundo a coordenadora, na dúvida, o ideal é procurar saber o que mais agrada os convidados.

Maria Teresa explica que existem três tipos de mis en place, ou organização de mesa. O simples, ou de base, é aquele usado em ocasiões mais informais, quando são utilizados apenas garfo, faca, prato, copo e guardanapo. O mis en place a la carte é muito usado em restaurantes, quando são colocados à mesa o prato e os talheres para pão, além de mais um copo. Por fim, o de banquete é o mais completo, com mais taças, talheres e pratos. "Neste caso, são usados utensílios de acordo com o que será servido."

Ela destaca a importância de se seguirem cuidados referentes à etiqueta. "Algumas pessoas pensam que questões relacionadas à etiqueta são futilidades, mas se esquecem de que conhecer normas de etiqueta contribui, inclusive, para o bom desempenho no mercado de trabalho. Além disso, conhecer boas maneiras facilita a vida." Assim, o Portal ACESSA.com selecionou algumas dicas sobre como preparar uma mesa para receber os amigos com classe, mas sem complicação.

Toalha ou jogo americano

Para as pessoas que têm em casa uma mesa de vidro ou madeira em perfeitas condições, a dica é utilizar jogo americano, que não esconde todo o tampo do móvel. Em outros casos, é possível usar toalhas. "Há pessoas que utilizam o jogo americano sobre a toalha, o que não é indicado nem necessário." Acima da toalha, pode-se colocar o napperon, também conhecido como cobre-manchas ou sobre-toalhas. Em mesas quadradas, o ideal é usar a peça na diagonal.

"A toalha deve cobrir os pés da mesa. Além disso, o vinco, aquela marca que fica na peça ao passá-la com o ferro, deve ficar sempre virado para baixo. Então, o indicado é passar as toalhas pelo lado avesso. O vinco deve ficar na parte central da mesa." Com relação às cores, Maria Teresa explica que se o jogo americano ou a toalha são estampados, as peças do jogo de jantar devem ser lisas, brancas de preferência, e vice-versa.

Pratos

Sob os pratos, pode ser usado o sous-plat, peça decorativa que serve como base. Com relação à colocação de todos os pratos a serem utilizados, Maria Teresa explica que isso fica a critério de quem está organizando o almoço. Caso o anfitrião opte por colocar todos os pratos à mesa, deve ficar atento à ordem. Comece pelo sous-plat, seguido do prato principal, do prato de sopa e do prato onde será servida a entrada. "É importante lembrar que os pratos devem ser colocados a três centímetros a partir da borda da mesa para evitar possíveis acidentes, como virar os pratos, por exemplo."

Talheres e copos

Na organização da mesa, a faca é sempre colocada do lado direito, com a serra virada para o lado de dentro, ou seja, voltada para o prato. Já o garfo, este deve ser posicionado do lado esquerdo. O ideal é não colocar mais do que quatro talheres à mesa. E, no caso de mis en place mais completa, os talheres são organizados de acordo com o uso, ou seja, o que será usado por último fica ao lado do prato e o que será servido primeiro será colocado na extremidade.

O único caso em que o garfo é posicionado do lado direito da mesa é quando a massa será servida. Isso porque a colher usada para apoiar a massa fica ao lado esquerdo. No caso de sobremesa, os talheres devem ser colocados sobre o prato, com os cabos voltados para a mão em que serão utilizados. Os copos são sempre colocados à direita.

Guardanapo

Uma dica importante referente ao guardanapo está relacionada à higiene. "O ideal é manusear o guardanapo o menos possível. No caso de guardanapo de tecido, pode-se colocá-lo sobre o prato como ele veio da lavanderia. As pessoas tendem a fazer formas decorativas, o que é extremamente anti-higiênico."

Se a ocasião for informal, podem ser usados guardanapos de papel. "É interessante que as pessoas optem pelos de tamanhos maiores." A coordenadora lembra que é permitido usar, ainda, porta-guardanapos, tanto no caso de tecidos quanto de papel. "O indicado é colocar um guardanapo para cada convidado, mesmo que o porta-guardanapos esteja na mesa."

Decoração

Na hora de escolher o arranjo é fundamental considerar o cheiro das flores e o tamanho do Mesa com arranjo altoarranjo. Um arranjo muito alto pode impedir a comunicação entre os convidados (foto ao lado), além disso, se ele for muito largo, existe o risco de as folhagens caírem sobre os pratos. "Creio que as pessoas podem usar a criatividade e confeccionar arranjos bonitos e baratos. É possível utilizar gelatina decorada com flores em um bonito vaso transparente, velas ou formar um caminho com flores ao longo da mesa."

Mas Maria Teresa alerta sobre o cuidado com velas e flores. "Algumas flores exalam mais odor com a ação do aquecimento provocado pelas velas. Além disso, algumas espécies são sensíveis e podem murchar devido ao calor." Para decorar a mesa, podem-se usar castiçais no centro ou nas laterais da mesa, mas a coordenadora lembra que esta forma de decoração é muito usada em jantares formais ou íntimos. "No caso de amigos, a vela deve estar acompanhada pelas flores."

Lavanda

Quando são servidos alimentos comidos com a mão, como rã e algumas frutas, por exemplo, podem ser providenciados recipientes com água com pétalas de rosas ou rodelas de limão. "As lavandas são colocadas à esquerda do prato de cada convidado para que estes lavem as pontas dos dedos. É bom lembrar que o recipiente só vai à mesa uma única vez."

À mesa

Durante o almoço ou o jantar, não é correto colocar os talheres nas bordas do prato, formando uma espécie de cabana. A dica é colocar a faca sobre a borda do prato, com a serra voltada para dentro. Além disso, Maria Teresa lembra que não é correto comer o tempo todo com a faca na mão.

Outra dica para o anfitrião refere-se à distância ideal entre os convidados. "Deve ser guardada distância de sessenta centímetros entre cada pessoa à mesa."

ACESSA.com - Aprenda a receber amigos com classe e sem complica??o