Saiba como transformar bambu em arte  Especialista dá dicas sobre produção e conservação de objetos feitos de bambu e afirma que técnica pode ser alternativa de renda

Isabela Lobo
Colaboração*
13/9/2010

Os objetos de bambu são uma alternativa interessante, já que, além de serem ecologicamente corretos, são produtos cada vez mais valorizados. Mas já pensou em fazer seus próprios materiais de bambu? O especialista Eduardo Senra mostra que pode ser mais fácil do que parece.

Segundo Senra, o requisito para começar a produzir é habilidade com as mãos e muita imaginação. "Dá para fazer uma infinidade de objetos, dependendo da tecnologia e das ferramentas utilizadas", comenta. Para quem tem a matéria-prima disponível, as vantagens são maiores. "O lucro chega a quase 100%", afirma. Quem se interessar pela técnica pode começar a fazer objetos em sua própria casa. "Não precisa ser um espaço grande, mas é bom que seja arejado por causa da poeira", explica.

Os materiais necessários são, basicamente: cerra de poda, facão, furadeira, maçarico, faca amolada, verniz, materiais para amarração e muita criatividade. Na hora de botar a mão na massa, é preciso seguir alguns passos:

  • Colher o bambu na época correta, que vai de maio a agosto, sempre no período da passagem da lua minguante para a nova;
  • Tratar as varas com maçarico e limpar com óleo diesel;
  • Montar as peças, utilizando as ferramentas apropriadas;
  • Fazer acabamentos e junções;
  • Envernizar as peças.

De acordo com Senra, a técnica exige certos cuidados e atenção, que são adquiridos com o tempo de prática. "Algumas partes do bambu podem ser utilizadas e outras não, como as proximidades em relação ao nó", explica. O tipo de bambu mais utilizado é o cana-da-índia.

Cuidados

Para quem não possui habilidade com as mãos e admira os objetos de bambu, Senra dá dicas de conservação. "É importante ter cuidado com a umidade e com o sol. Também devemos deixar os móveis sempre envernizados, em ambientes internos e ficar sempre atento às amarras", explica.

Fotos

Decoração

O bambu tem se tornado tendência na decoração de interiores, seja através do uso de móveis ou objetos. Porém, é preciso ter cautela na hora de escolher as peças. "Temos que  verificar a procedência do móvel e a garantia da loja, para comprarmos objetos de qualidade", explica a arquiteta Jaqueline Comin Bonjour.

Além disso, é importante não abusar na hora de decorar o ambiente. "Se colocarmos muitas peças juntas não fica bom, fica com cara de vitrine. O legal é saber misturar", comenta a arquiteta.

Seja no interior ou exterior, as peças de bambu dão show de versatilidade e praticidade. "São diferentes quanto à estética, leveza, flexibilidade e são super duráveis", afirma Jaqueline. Ela alerta para a conservação das peças. "Por mais que seja tratado, o bambu é uma fibra natural e pode entrar em degradação se ficar muito exposto ao tempo", destaca.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período do Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken