Casa

Fluidez para equilibrar o ambiente A água é o primeiro elemento do Feng Shui e está relacionada à vocação

Marinella Souza
*Colaboração
29/10/07

No Feng Shui a água está relacionada a área do emprego, do trabalho. Mais do que isso, a água relaciona-se à vocação. Uma vez colocada em um ambiente, a água confere mais fluidez, gerando uma sensação de bem-estar que será levada para o dia-a-dia.

Mas o arquiteto Fabiano Teixeira alerta que não se deve utilizar nenhum elemento indiscriminadamente na decoração, pois tudo depende da composição estética do ambiente. "Não adianta colocar um aquário em casa e achar que está garantindo a energia da água no local. É preciso que o aquário esteja sempre limpo e com uma bombinha movimentando a água".

Fabiano explica que o efeito da água na decoração é mesmo terapêutico. "Ficar olhando um aquário, ouvindo o barulho de uma fonte, relaxa, você consegue encontrar soluções para um problema que o estava atormentando". O elemento água é muito importante na renovação de energias, de forma geral, por isso, o arquiteto recomenda que a entrada da casa tende a ser um local favorável para a sua localização.

Existem algumas cores e formas que reproduzem a mesma freqüência produzida pela água e podem ser explorados na decoração. A cor azul representa a reflexão e o preto traz a profundidade da água. As formas arrendondadas, sem pontas, também são recomendadas para equilibrar ambientes com fluidez.

Foto de um chuveiro O ideal é equilibrar todos os elementos (água, madeira, fogo e metal) em toda a configuração espacial da casa. "Não se trabalha com elementos isolados. O Feng Shui só atinge a excelência quando todos os elementos estão harmonizados", alerta. Cada um dos elementos se relaciona a uma esfera da vida humana, daí a necessidade do equilíbrio harmônico entre eles.

Uma dica que o arquiteto dá é tomar um banho assim que entrar em casa. "A água tem o poder de recolher a energia negativa e mandá-la embora", diz. Com o banho, ele garante, que a pessoa se sente mais leve. "E mais apta a vencer os desafios da vida". Para Fabiano, quanto mais a pessoa se aproximar do elemento água, mais energia ela terá para enfrentar a vida, em especial, os problemas do trabalho.

O mito da água

Vocação, do latim, vocatio, significa o chamado da alma, que convida o indivíduo a trabalhar algo. O mito grego da deusa Vênus explica o porquê da estreita relação da água com a vocação, que é tão explorada pelo Feng Shui.

Segundo Fabiano Teixeira (foto abaixo), a alma (Vênus) passava pela Terra e viu-se refletida nela. Atraída por esse reflexo, a deusa desceu à Terra e descobriu a sua função. A filosofia entende que esse reflexo é o chamado da Terra

Para que a natureza esteja harmonizada ela tem que respeitar um ciclo. A água é o elemento principal desse ciclo, é nela que começa a vida. A água alimenta a madeira; a madeira alimenta o fogo; este gera a terra, a terra gera o metal e este gera a água. É um ciclo que deve ser respeitado para garantir a fluidez da vida.

Foto do arquiteto Fabiano Assim como a natureza, o homem também precisa estar em harmonia, ou seja, todos os aspectos da vida têm que estar em sintonia para que o indivíduo encontre paz. Esses aspectos também seguem um ciclo semelhante ao da natureza.

A vocação é o começo de tudo, ela gera prosperidade, que conseqüentemente, leva ao sucesso. O sucesso, por sua vez, leva o indivíduo a uma maior rede de relacionamentos e como resultado desses fatores, encontramos a criatividade, que é cada vez mais estimulada por esses fatores.

"Alguns fatores, como a ligação com a família, o resgate de ancestralidade, a espiritualidade e o convívio com pessoas que possam puxar o indivíduo para realidade - quando o fogo da fama e do sucesso o estiver consumindo -, são fundamentais para que a vida fique em harmonia", garante o arquiteto.

Fabiano alerta que a água e seus representantes são importantes na harmonização do ambiente, mas não devem ser usados em excesso, pois levaria ao desequilíbrio. "Cores como o azul e o preto, embora tenham poder de relaxar, quando usadas em excesso, podem desencadear um quadro de depressão". Sensibilidade e bom senso são fundamentais para deixar um ambiente esteticamente bonito, fluido e equilibrado.

Os elementos da natureza e seus correspondentes:
  • Água ------- vocação
  • Madeira ---- família/prosperidade
  • Fogo ------- fama/sucesso
  • Terra ------ relacionamento/família
  • Metal ------ amigos verdadeiros

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.