::JFHoje
De 25 a 29 de agosto


Novos radares em Juiz de Fora
28/08/03 - Os dois novos radares, instalados no Acesso Norte, altura do Col?gio Militar, come?am a operar a partir de segunda-feira. A Ger?ncia de Transporte e Tr?nsito (Gettran) j? instalou faixas alertando sobre a fiscaliza??o eletr?nica e estar? distribuindo panfletos aos motoristas que circularem pela via. Com os novos aparelhos, ser?o oito equipamentos funcionando na cidade a partir de 1? de setembro.

At? o final de setembro, a Gettran espera j? ter aferido os outros oito locais onde tamb?m haver? controle eletr?nico de velocidade. Ao todo, ser?o 16 pontos espalhados pelas avenidas Brasil, JK, Independ?ncia, Acesso Norte e na Rua Coronel Vidal. Em todos, a velocidade m?xima ? de 60km/h. Segundo a Gettran, hoje 30 ve?culos em cada dez mil s?o multados pelos radares.

Frentes de obras atuam em pontos cr?ticos da cidade
28/08/03 - A Diretoria de Pol?tica Urbana trabalha, nesta semana, em algumas frentes de obras em pontos cr?ticos da cidade como nas estradas de acesso ao Aeroporto e ao bairro S?o Pedro. O servi?o tem t?rmino previsto para meados de outubro de 2003.

Na estrada de acesso ao Aeroporto foi feito um muro de argamassa e uma tela de 5 X 30 metros, para evitar futuros deslizamentos, comprometendo o acesso ao Aeroporto de Juiz de Fora. No acesso a S?o Pedro foi feita uma recupera??o de uma vo?oroca (eros?o do terreno), ocasionada pela chuva.

Comit? de Combate ? Desnutri??o pesa crian?as de zero a sete anos
27/08/03 - O Comit? de Combate ? Desnutri??o Infantil de Juiz de Fora iniciou, no dia 26 de agosto, ter?a-feira, a pesagem de crian?as de zero a sete anos. A localidade de Pirapetinga, na regi?o do campo, ? a primeira beneficiada. O objetivo do trabalho ? fazer uma reavalia??o da situa??o nutricional de todas as crian?as do Munic?pio. A partir de outubro a atividade atinge a ?rea urbana.

Os pais est?o sendo chamados a levarem seus filhos ?s Unidades B?sicas de Sa?de da regi?o onde ser?o feitas a pesagem e a medi??o da crian?a. Com estes dados ? poss?vel verificar tanto o baixo peso quanto o sobrepeso.

O ?ndice de desnutri??o infantil em Juiz de Fora ? inferior ? m?dia de Minas Gerais. Enquanto no estado s?o registrados 16% d?ficit nutricional na faixa et?ria espec?fica, na cidade a marca ? de 10%.

Conselho Municipal de Sa?de escolhe novo Ouvidor
26/08/03 - O Conselho Municipal de Sa?de realiza reuni?o ordin?ria, no dia 27 de agosto, quarta feira, para elei??o do novo Ouvidor de Sa?de do Munic?pio. Participam do processo interno 54 conselheiros. A vota??o ? secreta, e o resultado ser? conhecido no mesmo dia.

A vaga dever? ser ocupada por um Conselheiro Municipal de Sa?de efetivo, preferencialmente da parcela de usu?rios. Desta maneira se coloca em pr?tica a a??o do controle social na sa?de. At? o momento quatro nomes constam na disputa.

A fun??o do Ouvidor ? ouvir toda a comunidade que interage com a sa?de, atendendo ?s reclama?es de usu?rios e de profissionais tanto da rede p?blica, quanto rede privada. O eleito ter? per?odo de transi??o durante o m?s de setembro. Ele acompanhar? os trabalhos do atual Ouvidor e a partir de 1? de outubro dar? in?cio ?s suas atividades ? frente da Ouvidoria.

Segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacina??o
25/08/03 - A segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacina??o mobilizou, no ?ltimo fim de semana, 93 postos de trabalho em Juiz de Fora. Segundo a chefe do Departamento de Epidemiologia, S?nia Rodrigues, o objetivo ? que a campanha atinja a meta de seguran?a que ? a vacina??o de 95% deste total. No estado, a expectativa ? de que mais de 1,6 milh?o sejam imunizados.

Na primeira etapa em Juiz de Fora, em junho, a cobertura foi de 91%. A fim de ampliar este ?ndice, doses da Sabin, tetravalente, febre amarela e tr?plice viral, ser?o aplicadas at? o dia 29 de agosto.


Arquivo
geral