Quarta-feira, 1° de julho de 2009, atualizada às 11h55

"Se não tiver transporte público eficiente, confortável e com tarifa baixa, não é possível resolver o problema do trânsito."

Patrícia Rossini
*Colaboração

A citação acima, do vice-presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), Mário Jacometti, resume o III Fórum Mineiro das Comsets, realizado na última terça-feira, 30 de junho, em Juiz de Fora. Com a reforma iminente do transporte coletivo de Juiz de Fora, o tema ganhou destaque entre os demais e foi amplamente discutido entre cerca de 180 participantes de várias cidades mineiras.

"Não adianta colocar mais ônibus nas ruas se o usuário não tiver conforto. Temos que ter fluidez no sistema público para evitar o número cada vez maior de automóveis particulares na cidade", explica Jacometti. O vice-presidente defende a implantação do sistema troncalizado de transporte para resolver o problema.

A reforma viária também foi destacada durante o Fórum. As intervenções estruturais, como a construção de pontes e mergulhões para desafogar o trânsito, são consideradas essenciais por Jacometti. 

Durante o evento, os participantes foram orientados pela Polícia Rodoviária Federal sobre a aplicabilidade da lei seca, que, conforme afirma Mário Jacometti, ainda provoca dúvidas na população. "As pessoas precisam entender como funciona a lei. Se o trabalhador bebe até de madrugada e precisa dirigir na manhã seguinte, corre riscos, pois ainda terá álcool no sangue. Ou seja, além de correr riscos, ele ainda representa perigo para outros motoristas e para os pedestres."

Entre os temas abordados pela terceira edição do Fórum, está a situação dos pedestres e das motocicletas e bicicletas. "Surgiram boas ideias em relação à mobilidade dos pedestres e o papel deles no trânsito, além da discussão sobre o transporte sobre duas rodas", completa. Na próxima terça-feira, 7 de julho, o Comset se reúne para elaborar, com base nas questões levantadas no Fórum, uma carta de sugestões, que será enviada ao Conselho Nacional de Trânsito.

Próxima edição

Segundo Jacometti, mais de 20 temas foram sugeridos para a quarta edição do Fórum, que será realizada em 2010. "Vamos acompanhar a evolução dos assuntos até dezembro para, então, definir as discussões para o ano que vem. Posso garantir que o transporte público continuará sendo prioridade", completa.

A data para o IV Fórum das Comsets ainda não foi definida em função da realização da Copa do Mundo na África do Sul.

*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes