Teste de Glicemia Capilar é indolor e o resultado sai na horaO exame, realizado gratuitamente durante ação no Centro da cidade, detecta o nível de glicose nas veias capilares do dedo e pode indicar pacientes com diabetes

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
12/11/2010

Ação Dia Mundial de Diabetes

Nesta sexta-feira, 12 de novembro, uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Diabetes levou os juizforanos ao Calçadão da rua Halfeld para a realização gratuita de exames de pressão e glicose. O objetivo é detectar portadores de diabetes, doença que, muitas vezes, é assintomática. O teste de Glicemia Capilar, que mede o nível de glicose nas veias capilares do dedo, é usado para indicar se o paciente possui diabetes ou não. "Não é um diagnóstico, é um monitoramento. Quando o paciente está com níveis muito elevados, encaminhamos para tratamento", afirma a farmacêutica Patrícia Fabiano Muniz.

O teste é indolor e o nível de glicose é medido através do sangue retirado do dedo. O resultado sai em cerca de cinco segundos e não precisa ser feito em jejum. Newton de Oliveira da Silva, mesmo já tendo realizado o teste outras vezes, resolveu participar da ação. "É sempre bom conferir", diz. O aposentado Fausto Lúcio da Silva decidiu fazer o exame após saber que um amigo havia detectado a doença. "Fiquei feliz pelo meu resultado, que deu negativo", comenta.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken