Protesto recolhe assinaturas contra construção de estrada que deve passar pela Represa João PenidoAmbientalistas afirmam que projeto proposto pelo DER-MG representa riscos ao meio ambiente e ao abastecimento de água de JF

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
4/12/2010

Protesto

Um protesto contra a construção da rodovia de acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, que vai ligar a BR-040 à MG-353, passando pela Represa João Penido, marcou a manhã deste sábado, 4 de dezembro, em Juiz de Fora.

Durante o ato, realizado no Calçadão da Halfeld, foram recolhidas assinaturas que serão anexadas a uma possível ação civil pública contra a construção da via, conforme proposta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais.

"Existem alternativas para o que está sendo proposto. O projeto envolve malefícios ao meio ambiente e representa um risco para o abastecimento de água de 60% da população de Juiz de Fora, já que a estrada deverá passar pela Represa João Penido", destaca o membro do Núcleo de Análise Geoambiental (Nagea) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cézar Henrique Barra Rocha.

Segundo o professor, não existem garantias de que os dispositivos de proteção propostos pelo DER irão funcionar na prática. "Nossa sorte é que as obras não foram iniciadas devido a uma série de discussões nos órgãos ambientais. Com isso, a verba acabou sendo empregada em outra obra. Mas estamos trabalhando a mobilização da sociedade para o caso de o valor necessário à construção [47 milhões, segundo o DER] ser repassado. A obra não pode começar."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken