Semin?rio Internacional Brasil-It?lia
Uma ponte para o desenvolvimento

T?mara Lis
23/05/03

Juiz de Fora sedia entre os dias 27 e 29 de maio o Semin?rio Internacional Brasil/It?lia. O evento ser? uma oportunidade de trazer para a cidade, um modelo de desenvolvimento adotado no fim do s?culo XX no centro e nordeste da It?lia.

Este modelo aproxima a produ??o local e o ambiente institucional e faz com que o poder p?blico tenha a fun??o de indutor do desenvolvimento. Al?m de trazer como resultados a gera??o de emprego e renda atrav?s da cria??o de uma rede de empresas que mant?m altos padr?es de qualidade e de inova??o tecnol?gica.

A escolha de Juiz de Fora para participar do Conselho ocorreu durante Assembl?ia Geral do Centro Iberoamericano de Desenvolvimento, realizada no m?s de abril em Quito, Equador.

O semin?rio ? fruto de uma parceria da Prefeitura de Juiz de Fora e a Ag?ncia de Coopera??o de Munic?pios, em conv?nio com as regi?es italianas de ?mbria, Toscana e Marche. O que se pretende com a experi?ncia ? promover a capacita??o t?cnica e o interc?mbio entre munic?pios brasileiros e as cidades italianas para o desenvolvimento de parcerias, com a participa??o de ?rg?os de financiamento, ONG's, Governo e empres?rios.


Clique e saiba mais sobre o Centro Iberoamericano de Desenvolvimento


Participa?es
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora o n?mero de inscri?es para o evento ultrapassou 180. S?o prefeitos, lideran?as municipais, estaduais e secret?rios do governo federal.

Ainda de acordo com a assesoria, j? confirmaram presen?a autoridades de Bras?lia, Ribeir?o Preto, Piracicaba, S?o Paulo, Campinas, Santo Andr?, Rio Claro, S?o Carlos, Jacare?, Jaboticabal, Guarulhos, Rio de Janeiro, Niter?i, Barra Mansa, Mag?, Belo Horizonte, Uberl?ndia, Po?os de Caldas, Vi?osa, Muria?, Leopoldina, Cataguases, Ub?, S?o Jo?o Nepomuceno, Argirita, Goian?, Santos Dumont, Tocantins, Porto Alegre, Vit?ria, Salvador, Recife, Aracaj?, Bel?m, Campinas Grande, Quixad? e Caxias do Sul.


Seguran?a
Durante os tr?s dias de encontro, o efetivo policial ser? refor?ado na cidade. Na abertura do evento, ter?a-feira, dia 27, no Museu Mariano Proc?pio, os convidados deixar?o seus carros na rua Dom Pedro II e ser?o transportados em vans at? o pr?dio onde est?o previstas as palestras do Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presid?ncia da Rep?blica, Lu?s Dulci, e do embaixador da It?lia no Brasil, Vincenzo Petrone.

obs: As inscri?es para os interessados em participar do semin?rio ainda podem ser feitas pelo telefone 3690-7163.

Clique aqui para conferir a programa??o do evento