Manuten??o nos sem?foros
Aparelhos ser?o revisados em 78 cruzamentos da cidade

Ludmila Gusman
17/07/03

Por um per?odo de duas horas, cada sem?foro dos 78 principais cruzamentos de Juiz de Fora ficar?o desligados, em dias e hor?rios diferentes a serem estabelecidos pela Ger?ncia de Transporte e Tr?nsito (Gettran). Segundo o respons?vel pelo servi?o de apoio t?cnico da Gettran, Ronaldo Caliman, o objetivo ? realizar a manuten??o dos sinais de tr?nsito, al?m de substituir os antigos por novos aparelhos. "Vamos adaptar os equipamentos para que eles possam ser usados em qualquer cruzamento. Hoje em dia o que ocorre ? que possu?mos sem?foros espec?ficos para cada local, o que nos impossibilita de remov?-lo para outro, caso seja necess?rio", explica.

Ronaldo acrescenta ainda que a revis?o vai permitir mais seguran?a aos motoristas e pedestres, j? que a probabilidade de defeito ser? bem menor que antes. "O servi?o completo est? previsto para ficar pronto em um m?s", diz. Os t?cnicos realizam a troca das lentes, a conex?o el?trica, a troca de cabo, al?m da amplia??o do uso do equipamento.

As revis?es ser?o feitas separadamente, para n?o causar transtornos no tr?nsito em mais de um local ao mesmo tempo. Segundo Caliman, dependendo do cruzamento, a Gettran disponibilizar? cerca de quatro agentes de tr?nsito, enquanto a manuten??o for feita.

Riscos de acidentes
At? agora, os ajustes foram feitos nos cruzamentos da avenida Independ?ncia e rua Floriano Peixoto com a Rio Branco. Ambos foram inclu?dos na lista dos locais em que s?o necess?rios mais agentes de tr?nsito, enquanto o sem?foro estiver em manuten??o - por serem considerados pontos cr?ticos, devido a registros de grande n?meros de acidentes e atropelamentos.

Mesmo com o n?mero de policiais considerado suficiente pela Gettran, a fiscaliza??o n?o impediu um acidente, nesta quinta-feira, dia 17 de julho, enquanto os t?cnicos e agentes de tr?nsito estiveram presentes no local. Em menos de meia hora que o sem?foro foi desligado, no cruzamento da rua Floriano Peixoto, um carro chocou contra o outro. ?O policial simplesmente me pediu para parar em cima da faixa, acabei freando e o carro de tr?s bateu?, reclama o dentista C?cero Lopes Rossini. A outra motorista, Adriana Machado do Esp?rito Santo, diz ter se surpreendido com o ocorrido. ?N?o sei nem direito o que aconteceu, quando vi j? tinha batido no carro dele?.

Motoristas devem ficar atentos
O agente de tr?nsito, Joroslave Rezende Almeida, alerta para que os motoristas fiquem atentos ao tr?nsito, principalmente durante o trabalho dos t?cnicos no cruzamento, para evitar acidentes como o que ocorreu. ?Pedimos aten??o redobrada. Se o motorista perceber que h? algum movimento de agentes de tr?nsito no local, reduza a velocidade e tome bastante cuidado?, aconselha.