Espa?o amplo e limpo ? tend?ncia para jardins Arquiteta fornece dicas ? internauta para delimitar a jardineira, evitando o acesso do cachorro e permitindo uma vis?o melhor das plantas e das flores

Marinella Souza
*Colabora??o
22/07/2008

A enfermeira Dalva Martins Ferreira ? uma sortuda. Ela mora no centro de Juiz de Fora, em um apartamento de fundos, no 5? andar, mas tem uma ?rea privilegiada, que lhe permite ter um quintal.

Apaixonada por flores, dona de um cachorro que vive se sujando, Dalva ficou confusa quanto ao que fazer nessa ?rea e pediu ajuda da equipe do portal ACESSA.com para ajud?-la na tarefa de reorganizar o seu espa?o.

Para solucionar o problema do cachorro, a dica da arquiteta Raquel Fraga ? que Dalva plante p?lo de urso, uma vegeta??o rasteira, que n?o precisa de sol para crescer. "Essa planta tem uns 20 cent?metros de altura e n?o tem contato com a terra, ? muito boa para esses casos". Al?m disso, ? preciso delimitar a jardineira e ter plantas mais altas como uma palmeira para que o cachorro n?o consiga entrar.

Dalva comenta que quer renovar as plantas que tem em seu jardim. "As plantas est?o antigas, n?o d?o frutos direito, quero troc?-las". Raquel explica que atualmente a tend?ncia dos jardins de hoje s?o os europeus ou os tropicais.

"Os europeus abrigam flores mais discretas, como ela gosta muito de flores, aconselho os jardins tropicais. O ideal para ela plantar s?o os l?rios e os ant?rios, que s?o flores bonitas, em v?rias cores e de f?cil manuten??o".

Foto do jardim de Dalva Ferreira Foto do jardim de Dalva Ferreira Foto do home theater

Mas se Dalva estiver disposta a ter um pouquinho mais de trabalho existem op?es como a bela-em?lia, que forma uma cerca e precisa podar. Raquel destaca ainda, a azulzinha, que ? uma flor bonita, mas que demora a crescer.

Para delimitar a jardineira, evitando o acesso do cachorro e permitindo uma vis?o melhor das plantas e das flores, Raquel aconselha que Dalva fa?a muretas de, no m?nimo 20 cent?metros, com materiais r?sticos como filetes de S?o Tom? ou pedra portuguesa. Por se tratar de um pr?dio, a arquiteta ressalta a import?ncia da impermeabiliza??o da jardineira, para evitar problemas futuros.

A enfermeira deseja nivelar o terreno, mas a arquiteta desaconselha. "Hoje n?o se usa mais fazer um terreno no mesmo n?vel, o ideal ? que ela fa?a uma ed?cula na parte debaixo, para servir de ?rea de lazer. Assim, evita que a sujeira e o barulho atrapalhem o andamento da casa", orienta. ? nessa ed?cula que Dalva vai colocar a churrasqueira e o fog?o ? lenha que tanto deseja.

Foto do jardim de Dalva Ferreira Foto do jardim de Dalva Ferreira Foto do jardim de Dalva Ferreira

Mexer na laje seria um custo muito alto e desnecess?rio, segundo Raquel. "Mantendo como est?, ela pode criar espa?os diversos e mais aconchegantes. Para tirar um pouco o desn?vel, ela pode fazer deques de madeira em cima e embaixo para deixar a ?rea de lazer mais espa?osa".

Essas dicas v?o deixar o quintal de Dalva bem do jeito que ela queria "espa?oso e bonito". Al?m disso, vai ficar moderno, porque, segundo Raquel, ter plantas rasteiras e outras muito altas, cria um ambiente o mais amplo e clean poss?vel. "Hoje n?o se usa mais arranjos de flores muito avantajados. O ideal ? ter um ambiente mais limpo", ensina.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF