Quinta-feira, 23 de agosto de 2007, atualizada ?s 17h09

Pol?cias Militar e Civil de Juiz de Fora v?o ter uma ?nica ?rea para integrar as corpora?es


S?lvia Zoche
subeditora

Juiz de Fora agora vai ter uma ?rea ?nica para integrar as Pol?cias Civil e Militar. Este sistema de integra??o, conhecido como Risp (Regi?o Integrada de Seguran?a P?blica), entre os ?rg?os j? ? adotado em Belo Horizonte, desde 2004.

Nesta quinta-feira, 23 de agosto, foi anunciada a parceria do Governo de Minas Gerais com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para adotar o m?todo na cidade.

Segundo o prefeito Alberto Bejani, em viagem ? capital mineira h? duas semanas, o governador de Minas, A?cio Neves, solicitou que Juiz de Fora n?o abandonasse a id?ia da integra??o. "Ele pediu para liberamos o terreno, de no m?nimo 5 mil m?, de prefer?ncia numa regi?o plana, para colocar o edital para licita??o da concorr?ncia o quanto antes", diz Bejani.

Duas ?reas foram pensadas para a Risp de Juiz de Fora. O primeiro terreno levantado foi no bairro Nova Era, na ?rea do 27? Batalh?o de Pol?cia Militar que, segundo o prefeito, o terreno foi doado ? Pol?cia Militar. A segunda ?rea abordada, lugar escolhido, foi no bairro Santa L?cia, pr?xima ? obra do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, localidade com um pr?dio de quatro andares.

Segundo o chefe do Estado Maior da Pol?cia Militar, Coronel Eduardo, o projeto visa a integra??o das atividades f?sicas e operacionais, "o que d? um resultado muito melhor e os trabalhos s?o resolvidos de forma mais ?gil", afirma, lembrando que a partir do modelo de BH, foram selecionados alguns munic?pios do estado para a implanta??o da Risp, como Uberl?ndia, Uberaba, Montes Claros e Juiz de Fora. "Existe o projeto, mas Juiz de Fora deve ser a cidade pioneira, que deve agregar parte do Batalh?o do Corpo de Bombeiros".

O delegado Regional da Pol?cia Civil, Cristino Domingos comenta que a integra??o deve resolver problemas humanos e materiais. "Demorou um pouco, mas acho que o caminho ? este", fala o delegado, concluindo que com a integra??o a ?rea de abrang?ncia da Pol?cia Civil deve aumentar para outras cidades da regi?o.

Isen??o do IPTU

De acordo com o prefeito, os moradores do bairro Santa L?cia v?o ficar isentos do IPTU a partir de 2008, assim como aconteceu com o bairro Linhares, em feveireiro deste ano. Mas Bejani acredita que a constru??o da Risp na regi?o n?o vai desvalorizar o local. "A Zona Norte vai ganhar com isso. Isso vai levar seguran?a para aquela regi?o", afirma.