Semana do Com?rcio traz Arnaldo Jabor a JF Durante palestra, jornalista e cineasta definiu o Brasil como "empacado administrativamente"


Priscila Magalh?es
Rep?rter
24/08/2006

O jornalista e cineasta Arnaldo Jabor esteve em Juiz de Fora na noite de quinta-feira, 23 de agosto. Com tom ir?nico caracter?stico, ele apresentou a palestra "Brasil 2007 - Presente e Futuro".

Durante uma hora, ele resumiu a hist?ria pol?tica brasileira desde a ditadura militar at? os dias atuais. Com muita firmeza, afirmou que nenhum pa?s sai do subdesenvolvimento e que o problema do Brasil n?o ? de desenvolvimento, mas de excesso de peso. "Os nossos excessos s?o os entraves burocr?ticos, o c?digo penal e civil do s?culo XIX, os gastos acima do plaus?vel e no fato de ningu?m ter medo da lei. Assim, pa?s nenhum se desenvolve".

Sobre o per?odo da ditadura militar, o jornalista diz que a falta de liberdades deixou os brasileiros com fome de democracia e de rep?blica. "Viv?amos em uma ?poca em que ningu?m podia falar nada, uma ?poca de vazio cultural. Quando a ditadura acabou passamos a ver o que, at? ent?o, n?o era poss?vel, como a corrup??o, o absurdo jur?dico, o legislativo com obviedade de interesses e tivemos a viv?ncia de uma infla??o de 80% ao m?s."

Sobre o Brasil e o mundo atual, Arnaldo Jabor citou a revolu??o tecnol?gica como fator determinante para uma mudan?a total na forma de comunica??o. Segundo ele, hoje existe uma comunica??o horizontal entre as pessoas, muito mais intensa. "Antes, a vida pol?tica acontecia a despeito de n?s. Hoje sabemos de tudo; o mundo ? mais din?mico gra?as ? opini?o p?blica online".

Fazendo ainda um paralelo entre a ?poca da ditadura e os dias de hoje, ele fala que atualmente n?o temos mais um vazio cultural, mas vivemos crises de identidade, pois n?o temos somente uma realidade brasileira, mas muitas. Disse tamb?m que temos um excesso de ideologia, com muita gente pensando enquanto n?o fazem nada. "Vivemos uma luta entre o atraso e a modernidade. Ainda temos uma sociedade patrimonialista".

Foto de Arnaldo Jabor Antes de encerrar a palestra, o jornalista afirmou ainda que o Brasil n?o tem jeito. "Mais dois grandes problemas s?o a Constitui??o de 1988, que impede o pa?s de funcionar, e a vis?o do salvacionismo. Temos sempre a id?ia de que algu?m vai nos tirar do buraco e ficamos esperando".

Como cineasta, Arnaldo Jabor comentou, em entrevista coletiva, que o cinema brasileiro tem sempre seus altos e baixos. "Acho que deve haver subs?dio e incentivo ? produ??o nacional. Mas acho tamb?m que deve haver seletividade. Hoje, se produz qualquer coisa".

A palestra estava inserida no Ciclo de Palestras da CDL de Juiz de Fora, como evento da 9? edi??o da Semana do Com?rcio.