Terça-feira, 3 de abril de 2012, atualizada às 18h48

Funcionários da Cesama realizam assembleia pela adequação do plano de carreiras e salários

Jorge Júnior
Repórter
cesama

Funcionários da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) promoveram, na manhã desta terça-feira, 3 de abril, uma assembleia pela adequação do plano de carreiras e salários, que foi implementado em 2007.

Segundo o presidente do sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora-MG (Sinágua), Ednaldo Sidclei Ladeira Ramos, algumas categorias do setor ainda não foram contempladas. "Não estamos pedindo aumento, só queremos que os benefícios sejam iguais para todas as classes e o texto do acordo seja reformado."

Ainda segundo Ramos, apenas os agentes administrativos, técnicos em química e técnicos de nível superiores receberam os benefícios. "As classes de baixo não foram contempladas. Depois do encontro, enviamos um ofício à Cesama e estamos esperando uma resposta da companhia, que ficou de se manifestar em dez dias."

Manifestação

Com isso, o sindicalista não descarta a possibilidade de uma nova manifestação. "Se a empresa se cala, essa é a única forma que nós temos que reivindicar. Mas, o sindicato está à disposição para conversar e entrar em um acordo." O presidente conta também que só vai negociar o acordo coletivo depois que o plano de carreiras e salários for revisto.

Em nota, a assessoria da Cesama afirmou que o órgão fez a proposta do novo plano da empresa. Segundo a assessoria, esse plano prevê a possibilidade de desenvolvimento na carreira com a capacitação do empregado, atualização de salários com os praticados pelo mercado, além de remuneração variável.

O setor destacou que esta proposta só é possível se for sustentada no planejamento estratégico que está sendo implantado na empresa, com a definição de indicadores e metas que irão melhorar o desempenho do funcionário e, consequentemente, da companhia na prestação de serviços junto à comunidade. Ainda segundo o departamento, a proposta prevê um aumento bem acima da inflação nos salários, acrescentando-se, ainda, a participação nos resultados, que podem ultrapassar R$ 1.600 por empregado, conforme orçamento de 2012. Se aprovado por acordo coletivo, o plano terá vigência a partir da data base de 1º de abril. Além disso, A Cesama aguarda, agora, o posicionamento oficial do sindicato.

Reajuste suspenso

O reajuste de 6,5% das tarifas de água e esgoto da Cesama, que entraria em vigor a partir do último domingo, dia 1º de abril, foi suspenso pela juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Ana Maria Lammoglia Jabour, que acatou a ação civil pública do Ministério Público que questionou a ausência de um órgão regulador no município que avalie e fiscalize os aumentos tarifários, conforme exigido por Lei Federal.

A lei entrou em vigor em janeiro de 2007 e estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, tornando obrigatória a existência de um órgão que seja responsável por definir padrões e normas para a prestação de serviços. Com o veto, a assessoria da Cesama informou que o departamento só vai se pronunciar em uma audiência de conciliação, agendada para a próxima segunda-feira, 9 de abril.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Servidores da Cesama fazem assembleia por plano de cargos e sal?rios