Telefonia

Por

Al?, al?!
Telemar testa servi?o que permite ao consumidor
conferir quantos pulsos gastou durante a semana

T?mara Lis
12/09/03

A nossa "querida" Telemar implantou um servi?o gratuito para beneficiar seus assinantes, em que ? poss?vel consultar a quantidade de pulsos utilizados. ? o Disque Consumo Telemar.
Ela s? se esqueceu de divulgar. Divulguem!

(Mensagem enviada por e-mail)

Toda vez que chega a conta telef?nica ? um problema. A fam?lia se entreolha tentado achar "o respons?vel" pelos pulsos que excederam (em muito) a cota dos permitidos. Um diz que n?o foi ele, o outro que n?o faz nem id?ia de que pulsos s?o estes.. um impasse!

Que bom seria se pud?ssemos verificar as liga?es feitas uma por uma. Melhor ainda, se fosse poss?vel acompanhar ao longo do m?s quantos pulsos j? foram gastos!

Para quem sonha com esta situa??o comum em outros servi?os p?blicos (?gua, luz...), uma boa not?cia: j? est? em teste um programa chamado Disque Consumo Telemar que atende por um 0800 em alguns estados do pa?s. Infelizmente, Juiz de Fora n?o est? na lista pois, segundo a assessoria da companhia, o servi?o ainda n?o foi testado em Minas.

A inten??o ? que o usu?rio acompanhe o consumo de pulsos, consultando a Telemar at? duas vezes por semana. "Seria mais ou menos como o extrato de banco ou como o extrato que permite conferir as horas utilizadas por um provedor de internet por exemplo," explica o diretor do Procon de Juiz de Fora, Nilson Ferreira.

Desencontros e confus?es
Para verificar a veracidade da informa??o, a equipe de reportagem do Portal JFService/ACESSA.com entrou em contato com a assessoria de comunica??o da Telemar, em Belo Horizonte. A princ?pio, a exist?ncia do projeto foi negada e s? depois fomos informados de que o Disque Consumo n?o est? dispon?vel em Minas Gerais, sem a garantia de que ele existe ou n?o em outros locais. A assessoria pediu que entr?ssemos em contato com a matriz, no Rio de Janeiro, para esclarecer essa d?vida.

Por outro lado, a assessoria de comunica??o da matriz confirmou que o Disque Consumo est? sendo testado em alguns estados do pa?s. "Mas o servi?o encontra-se com uma capacidade limitada de recebimento de chamadas e, por isso, a empresa ainda n?o est? divulgando o n?mero de telefone pelo qual o servi?o est? sendo prestado", informou a assessoria.

De acordo com os assessores, o servi?o foi interrompido esta semana para uma avalia??o dos resultados alcan?ados at? o momento. Se estes resultados forem positivos o Disque Consumo pode ser ampliado para outros estados do pa?s, sem data ainda definida.

Onde est? o problema?
Mas o problema n?o ? s? "controle de pulsos" quando o assunto ? telefonia fixa. Nilson Ferreira ressalta que a forma como s?o contabilizadas as liga?es tamb?m j? est?o ultrapassadas.

"Nos Estados Unidos e em v?rios pa?ses da Europa j? n?o existe mais a cobran?a por pulsos telef?nicos. Nestes pa?ses a cobran?a ? feita por minuto o que ? muito mais justo e muito mais transparente", ressalta o diretor do Procon.

O Procon de Juiz de Fora j? se reuniu com alguns t?cnicos da Telemar para levantar as principais defici?ncias vigentes hoje na legisla??o que, segundo a Anatel, sofrer? mudan?as em breve.

O que pode ser feito
As reclama?es relacionadas ? conta de telefone lideram a lista do Procon de Juiz de Fora. Segundo o diretor do ?rg?o, o Procon tem solicitado que o extrato venha detalhado para permitir que o consumidor possa ter um maior controle do quanto est? gastando. No entanto, a empresa de telefonia alega que n?o faz isto porque n?o tem condi?es para detalhar o local da liga??o.

A justificativa ? inaceit?vel para o Procon. O ?rg?o argumenta que a empresa deve ter condi?es de discriminar o que est? sendo cobrado. "Mas o que acontece na maioria das vezes ? que a empresa n?o entrega os extratos e o Procon acaba aplicando multa e encaminhando o consumidor ? justi?a", diz. A multa m?nima ? de 200 UFIRs e a m?xima pode chegar a 3 milh?es de UFIRs.

Leia mais:

  • Como funciona o sistema de contagem de pulsos telef?nicos
  • Como economizar nas liga?es? Confira algumas dicas
  • Aprenda tamb?m como economizar nas liga?es para celular!