Ter?a-feira, 1? de junho de 2008, atualizada ?s 16h30

Primeiro dia de greve dos funcion?rios dos Correios em Juiz de Fora mobiliza 30% dos trabalhadores



Daniele Gruppi
Rep?rter

Funcion?rios dos Correios de Juiz de Fora paralisaram as atividades nesta ter?a-feira, dia 1? de julho. Em assembl?ia realizada na ?ltima quinta-feira, dia 26 de junho, ficou decidido pela interrup??o dos trabalhos. O movimento tamb?m acontece em Belo Horizonte e outros 20 estados e Distrito Federal, totalizando a ades?o de 25 sindicatos.

Segundo o diretor financeiro do Sindicato dos Correios em Juiz de Fora Jo?o Ricardo Guedes, na cidade 30% dos trabalhadores cruzaram os bra?os. Ele afirma que a categoria reivindica a participa??o nos Lucros e Resultados (PLR), o Plano de Carreira, Cargos e Sal?rios (PCCS), o Adicional de Risco (30% sobre sal?rio-base do carteiro), entre outros.

A quest?o do adicional de risco foi motivo para que as manifesta?es do m?s de abril fossem deflagradas e continua sendo discutida pelos trbalhadores. "A empresa quebrou o acordo novamente. O benef?cio de 30% referentes ? substitui??o ao adicional de periculosidade, que seria definitivo, n?o vai ser concedido, pois criaram o Adicional de Atividades de Distribui??o e Coleta(AADC). Os carteiros v?o perder R$ 200 a R$ 300".

Para o diretor dos Correios de Minas Gerais Fernando Miranda o movimento n?o provocou preju?zo ?s atividades dos Correios. "Foi inexpressivo em Minas Gerais", avalia. Ele afirma que a insatisfa??o dos trabalhadores foi uma surpresa.

"O Adicional de Atividades de Distribui??o e Coleta beneficia 78% dos carteiros. Os 12% que reclamam s?o os mais antigos e podem sofrer perdas. Mas, a empresa optou por atingir a maioria e tamb?m por estender a concess?o para o atendimento comercial". Miranda diz ainda que os trabalhadores v?o ter corte no ponto durante os dias paralisados.