Ter?a-feira, 26 de agosto de 2008, atualizada ?s 15h31

Quadro de alta temperatura e baixa umidade do ar deve continuar por mais tr?s dias, at? que nova frente fria chegue trazendo chuva



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A chuva que caiu em Juiz de Fora no ?ltimo s?bado, 23 de agosto, fez com que a umidade relativa do ar subisse. Entretanto, os juizforanos j? sentem o tempo seco novamente. Segundo o meteorologista do 5? Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Jorge Moreira a tend?ncia ? que a umidade relativa do ar continue baixa at? esta sexta-feira, 29.

De segunda, 25, para ter?a, 26, os ?ndices ca?ram. "No primeiro dia da semana registramos a umidade em 45%. Na ter?a marcamos 27%". Apesar do ?ndice de umidade relativa do ar estar baixo, o meteorologista diz que ? um estado normal para esta ?poca do ano, quando o tempo ? mais seco.

Quando o ?ndice de umidade ? de at? 30%, o quadro ? de aten??o. Se este ?ndice estiver entre 20% e 12% o estado ? de alerta. Abaixo de 12%, o estado ? de alerta m?ximo. "Juiz de Fora n?o ? um local onde a situa??o ? cr?tica. O n?mero ainda ? bom", afirma ele.

Al?m do tempo seco, as temperaturas v?o continuar subindo at? sexta. A m?xima registrada na ter?a ? de 26,9?C. Para quarta, 27, a temperatura deve alcan?ar os 28?C. Pela manh?, a previs?o ? de tempo nublado e a tarde o sol prevalece.

A previs?o ? que no s?bado, 30, uma frente fria chegue a Juiz de Fora, provocando aumento da nebulosidade, queda da temperatura e pancada de chuva. Conseq?entemente, h? uma eleva??o do ?ndice de umidade relativa do ar.