::JFHoje
De 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2005

Cat?licos se re?nem durante o Carnaval
04/02/05 - Durante o per?odo de 6 a 8 de fevereiro a Renova??o Carism?tica Cat?lica realizar? o encontro O?sis, a partir das 8h, na Academia de Com?rcio (Rua Halfeld, 1179). O retiro espiritual j? ? tradicional na cidade e acontece h? 15 anos. A programa??o inclui prega?es, ora?es e m?sicas de louvor. O bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Paulo Francisco Machado, presidir? missa no dia 06, ?s 17h, e o arcebispo metropolitano, Dom Eurico dos Santos Veloso, encerrar? a programa??o com uma missa, no dia 8, ?s 16h30. O encontro ainda contar? com a participa??o dos padres S?rgio Luis e Silva e Gilson de Oliveira Filho.

Getran reativa radares com novo limite de velocidade
03/02/05 - A Gettran reativou tr?s pontos de fiscaliza??o eletr?nica de velocidade na avenida Brasil, al?m dos que j? se encontram em funcionamento. Os radares que entram novamente em opera??o s?o os pontos 05, 07 e 08, instalados, respectivamente, na avenida Brasil, 7.395 (sentido Centro/Cer?mica - 80km/h); avenida Juscelino Kubitscheck, 1.610 (Centro/J?quei Club - 60km/h); e avenida Juscelino Kubitscheck, 1.625 (J?quei Club/Centro - 60km/h).

Em todos os pontos onde est?o implantados medidores de velocidade existem placas indicativas. Apesar da mudan?a de 60km/h para 80km/h no trecho da avenida Brasil compreendido entre a Ponte do Ladeira e o Viaduto Ramirez Gonzales, a Gettran alerta os motoristas para que sejam prudentes quanto aos limites de velocidade, independentemente da exist?ncia ou n?o de radares.

Confira onde est?o os radares em JF:

01 Av. Brasil, 5.248 C/B - Manuel Hon?rio
02 Av. Brasil, 5.247 B/C - Mariano Proc?pio
03 Av. Brasil, 6.345 C/B - Mariano Proc?pio
04 Av. Independ?ncia, 3309 B/C- S?o Mateus
05 Av. Brasil, 7395 C/B - Cer?mica
06 R. Coronel Vidal, 2.400 B/C -Cer?mica
07 Av. Juscelino Kubitschek, 1.610 C/B - J?quei Clube
08 Av. Juscelino Kubitschek, 1625 B/C - J?quei Clube
09 Av. Garcia Rodrigues Paes, 11.915 C/B - J?quei Clube
10 Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.720 B/C - Barbosa Lage
11 Av. Juscelino Kubitschek, 4.900 C/B - Nova Era
12 Av. Juscelino Kubitschek , 4.951 B/C - Nova Era
13
  • Av. Juiz de Fora, 405 - B/C - Parque Guarani
  • Av. Juiz de Fora, 405 - C/B - Parque Guarani
  • 14 Av. Bar?o do Rio Branco, 190 B/C - Manuel Hon?rio
    15 Av. Juscelino Kubitschek, 6.665 C/B - Benfica
    16 Av. Juscelino Kubitschek, 6.670 B/C - Benfica
    17
  • Rua Alencar Trist?o, 236 C/B
  • Rua Alencar Trist?o, 235 B/C
  • 18 Av. Bar?o do Rio Branco, 4395 B/C
    19
  • Avenida Brasil, 216 - Margem Esquerda C/B - Costa Carvalho
  • Avenida Brasil, 216 - Margem Esquerda B/C - Costa Carvalho
  • 20
  • Avenida Brasil, 669 - Margem Direita C/B - Santa Teresa
  • Avenida Brasil, 669 - Margem Direita B/C - Santa Teresa
  • Casa do Adolescente oferece 151 vagas para cursos
    02/02/05 - A Casa do Adolescente, que pertence ? G?rencia de Promo??o da Cidadania (GPC), est? oferecendo 151 vagas para os cursos de Inform?tica, Jardinagem, Cria??o de Coelhos e Minhocas, Avicultura e Marcenaria. Os cursos s?o abertos ? comunidade. Os interessados devem comparecer ? Casa, que fica na rua Diva Garcia, s/n, Linhares, acompanhado do respons?vel e ter entre 12 e 18 anos incompletos. Para a inscri??o, ? necess?rio o xerox da certid?o de nascimento ou identidade e uma foto 3X4.

    As aulas come?am no dia 14 de fevereiro e os alunos podem optar pelos hor?rios da manh? ou tarde. Eles contam ainda com atividades complementares, como Educa??o F?sica, Sexual, Art?stica e Teatro. Os adolescentes que fizerem o curso t?m direito a um lanche, uma refei??o, al?m do cadastro do vale-estudante.

    Contribuintes t?m at? dia 10 para reclamarem do IPTU
    02/02/05 - Contribuintes que n?o concordaram com os valores do IPTU t?m at? o pr?ximo dia 10 para encaminhar pedido de revis?o ? Prefeitura. As solicita?es poder?o ser apresentadas ? unidade do JF Informa??o (no Parque Halfeld); e aos Centros Regionais Norte (Nova Era), Oeste (Santana/S?o Pedro) e Sul (Santa Luzia), no hor?rio de 8h ?s 20h e, nos Centros Regionais, de 8h ?s 18h. No dia 10, o JF Informa??o vai estender seu hor?rio at? as 22h. Desde o in?cio do atendimento, no in?cio da semana passada, o JF Informa??o recebeu 395 pedidos, do total de 7 mil atendimentos prestados pelo setor.

    Educa??o F?sica da UFJF oferece p?s gratuita
    01/02/05 - A Faculdade de Educa??o F?sica da UFJF oferece, pela quarta vez, a p?s-gradua??o gratuita em Fundamentos te?ricos e metodol?gicos do ensino da educa??o f?sica escolar. Destinada aos professores da rede p?blica, o curso oferece 20 vagas. As inscri?es ser?o feitas de 14 de fevereiro a 4 de mar?o, na secretaria da Faefid.

    Os interessados em participar devem levar uma fotoc?pia a autenticada da certid?o de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, diploma ou declara??o de licenciatura plena em Educa??o F?sica, hist?rico escolar, curriculum vitae comprovado e inten??o de estudos em duas vias. A sele??o ser? feita em duas fases. Na primeira, os candidatos far?o prova escrita, eliminat?ria. Na outra, haver? an?lise do curr?culo e da inten??o de estudos.

    Bombeiros alertam banhistas sobre perigo de afogamento nesta ?poca
    01/02/05 - Todos os anos, no ver?o, o Quarto Batalh?o de Bombeiro Militar, de Juiz de Fora, realiza a Opera??o Veranico, visando prevenir e orientar os banhistas, na tentativa de reduzir o n?mero de afogamentos, nos diversos balne?rios de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Segundo o Corpo de Bombeiros, nesta ?poca, devido ?s f?rias e o carnaval, v?rias pessoas procuram estes lugares em busca de divertimento. Tamb?m h? um consumo exagerado de bebidas alco?licas e muitos se aventuram em saltar de locais perigosos, principalmente em rios e lagoas.

    Para evitar isso, o 4? BBM realiza vistorias na Cachoeira de Santa Cruz, Bic?o do Shefer, Cachoeira de Ch?cara, Represa Dr. Jo?o Penido, Po?o Dantas, Parque da Lajinha e Lagoa da FACIT (Pedreira do bairro Cidade do Sol). Na maioria destes locais ? proibida a pr?tica da nata??o e os Bombeiros ir?o advertir os banhistas. Os clubes com piscinas tamb?m ser?o visitados. E n?o se esque?a: em caso de emerg?ncia, ligue 193.

    Cuidados que se deve tomar, segundo o Corpo de Bombeiros:

  • N?o tente salvar quem est? se afogando se voc? n?o sabe nadar.

  • Se precisar, d? prefer?ncia para fazer o salvamento atrav?s de cordas, b?ias, bolas de futebol ou outros materiais flutuantes dispon?veis no local.

  • N?o seja abusado, se aventurando perigosamente.

  • N?o nade se fizer uso de bebidas alco?licas ou ap?s as refei?es. Evite congest?o.

  • N?o passeie de barcos ou canoas com excesso de passageiros e todos os tripulantes devem usar colete salva-vidas.

  • N?o mergulhe de cima de ?rvores ou pedras em locais desconhecidos, para evitar trauma de coluna.

  • Acompanhe atentamente as crian?as. Evite brincadeiras de afogar. N?o atrapalhe o seu lazer.

  • Nade somente onde houver Bombeiros ou salva vidas. Siga sempre as suas orienta?es.

  • Seja voc? tamb?m respons?vel pela sua seguran?a.
  • Termina amanh? inscri??o para P?s em Endocrinologia na Santa Casa
    01/02/05 - Termina amanh?, dia 02, as inscri?es para a P?s-gradua??o em Endocrinologia e Metabologia na Santa Casa de Miseric?rdia. O curso tem dura??o de dois anos e est?o sendo oferecidas duas vagas. As inscri?es podem ser feitas na Biblioteca do Hospital, de segunda a sexta-feira, de 8h30 ?s 12h30 e de 14h30 ?s 17h. Os candidatos far?o prova escrita sobre Cl?nica M?dica, com 50 quest?es no dia 3 de fevereiro (?s 10h, na Santa Casa), e passar?o por entrevista no mesmo dia e local ?s 19h30. O resultado sai at? dia 10 de fevereiro. As aulas come?am no dia 14.

    Acidentes nesta ?poca do ano aumentam demanda nos hemocentros
    31/01/05 - Apesar de o estoque do Hemominas, em Juiz de Fora, estar relativamente equilibrado, mantendo o n?mero de 150 doadores di?rios, o aumento de acidentes no carnaval aumenta a demanda por transfus?es, principalmente nas emerg?ncias dos hospitais. Devido a isso, nunca ? demais relembrar: doem sangue antes de ir pular carnaval! Segundo o Hemocentro, a doa??o de sangue n?o atrapalha os planos de ningu?m para a festa.

    As exig?ncias para doar s?o simples: ? preciso ter acima de 50 quilos, idade entre 18 e 65 anos e gozar de boa sa?de. Aconselha-se que, antes de procurar um hemocentro, a pessoa fa?a uma refei??o leve, n?o fume nas duas horas que antecedem a doa??o e nem consuma bebida alco?lica quatro horas antes de doar o sangue. Os demais quesitos, como as situa?es de risco, s?o avaliados durante a triagem dos volunt?rios.

    Ap?s a coleta, o sangue ? submetido a nove tipos de exames, capazes de identificar doen?as como aids, s?filis, doen?a de Chagas e hepatites. O volunt?rio tamb?m se submete a um exame cl?nico, que inclui uma entrevista.


    Arquivo
    geral