Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008, atualizada ?s 12 h

Opera??o de apreens?o de c?es abandonados ? intensificada no final do ano



Marinella Souza
*Colabora??o

At? a pr?xima quinta-feira, dia 18 de dezembro, o Demlurb realiza uma opera??o para intensificar a apreens?o de c?es abandonados no centro de Juiz de Fora. O objetivo ? retirar o maior n?mero poss?vel de c?es na regi?o que vai do Manoel Hon?rio at? o Alto dos Passos.

No entanto, a chuva atrapalha o andamento da opera??o. Segundo a veterin?ria respons?vel pelo Canil Municipal, Liza Helena Ramos Nery, no primeiro dia de apreens?es apenas dois animais foram recolhidos. "Com a chuva os animais se escondem, buscam locais para se protegerem e isso dificulta o trabalho", lamenta.

A expectativa ? de que sejam recolhidos de oito a dez c?es por dia at? quinta-feira, dia 18 de dezembro. Esse n?mero ? quase o dobro do normal para o Demlurb. Segundo Liza, a m?dia di?ria s?o cinco animais. "Priorizamos animais doentes e cadelas com filhotes",diz.

Os animais apreendidos ser?o levados para o Canil Municipal, onde recebem alimenta??o, higiene, tratamento m?dico e vacina??o. Quem souber de animais abandonados pode avisar ao Demlurb pelos telefones:(32)3690-3591 ou (32)3690-3537. Ap?s as 18 h, os pedidos s?o atendidos pelo n?mero: (32) 3690-3502. O atendimento ? feito mediante avalia??o e mapeamento de crit?rios de risco.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF