Terça-feira, 6 de janeiro de 2009, atualizada às 15 h
O carnê de pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU) começa a chegar às casas dos contribuintes na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro. Quem efetuar o pagamento em cota única até o dia 28 de janeiro terá 20% de desconto, desde que não haja débitos relacionados ao imóvel.
Segundo a secretária de Fazenda Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Maria Helena Leal Castro, a partir do dia 28, o desconto passa a ser de 10% e será concedido até o dia 10 de março.
Quem optar pelo parcelamento pode pagar em até dez vezes, sendo que a primeira parcela vence em fevereiro. Aqueles que não quiserem esperar a entrega do carnê pelos Correios podem retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) a partir do dia 9 de janeiro pelo site da Prefeitura. Os que não tiverem recebido até o dia 18 de janeiro podem procurar a unidade central do JF Informação, no Parque Halfeld. É necessário fazer a apresentação do carnê anterior ou do número de inscrição.
A Prefeitura espera arrecadar cerca de R$ 106 milhões com o IPTU e a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS). Nesta primeira fase, que compreende o pagamento à vista, com 20% de desconto, a previsão de arrecadação é de R$ 38 milhões.
Este ano, o IPTU teve reajuste de 6,25, calculado conforme a inflação dos últimos 12 meses, que tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além do aumento, os moradores dos bairros Linhares, Santa Lúcia e Distrito Industrial perderam a isenção de imposto conquistada em 2008. Agora, os contribuintes que antes tinham 99% de desconto do IPTU, terão que pagar o valor integral.