Ter?a-feira, 27 de janeiro de 2009, atualizada ?s 18h22

Prefeitura pede suspens?o do TAC para realiza??o de estudo t?cnico


Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Uma reuni?o nesta ter?a-feira, 27 de janeiro, entre o procurador geral do Munic?pio, Gustavo Henrique Vieira, e o promotor de Defesa do Consumidor, Pl?nio Lacerda Martins, teve como resultado o pedido de suspens?o do Termo de Ajustamento de Conduta dos T?xis (TAC). O pedido ser? oficializado nesta quarta, dia 28.

Segundo o procurador, o argumento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para a suspens?o do TAC ? a necessidade de realizar um estudo de viabilidade t?cnica, que vai apontar o n?mero exato de novas permiss?es e as outras melhorias, como a pot?ncia m?nima dos ve?culos.

O procurador tamb?m disse que o estudo j? est? em andamento, sendo realizado pela Secretaria de Transportes e Tr?nsito (Settra). Ele deve ser finalizado em at? 90 dias. S? depois ? que a licita??o ser? realizada.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas, Aparecido Fagundes, a suspens?o do TAC causou satisfa??o, j? que a entidade se posicionou contra o termo, entrando na justi?a para revog?-lo. "Estamos satisfeitos e vamos aguardar o levantamento que a Prefeitura vai realizar." Para ele, as cem novas permiss?es previstas no termo iriam prejudicar os taxistas, principalmente por causa do pedido de reajuste da tarifa feito pelo Sindicato. "Com o reajuste, a tend?ncia ? que o n?mero de passageiros diminua", completa. Segundo ele, a Settra ainda est? fazendo os c?lculos.

Em discuss?o realizada na C?mara Municipal no ?ltimo dia 16, o secret?rio de Transporte, M?rcio Gomes Bastos, disse que a proje??o seria de um t?xi para mil habitantes. Dessa forma, o limite seria de 513 ve?culos e n?o de 533. Atualmente, a frota da cidade ? composta por 433 carros.