Novas regras no exame de motorista come?am em mar?o Medida divide opini?es de instrutores de autoescolas e candidatos ? CNH

Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revisora
29/01/2009

A partir de mar?o de 2009, os candidatos a Carteira Nacional de Habilita??o (CNH) em Minas Gerais v?o sentir as mudan?as no exame pr?tico. A baliza ser? feita na primeira parte do teste e o condutor ter? tr?s oportunidades para fazer a vaga adequadamente no tempo m?ximo de cinco minutos. Caso o candidato n?o consiga estacionar o carro, ser? imediatamente reprovado e o exame, interrompido logo no in?cio.

Pela nova regra, que ainda ter? uma publica??o oficial para definir o dia exato da entrada em vigor, as vagas ser?o feitas em cones dispostos previamente pelos examinadores. A medida gera pol?mica entre instrutores de autoescolas e candidatos ? habilita??o em Juiz de Fora.

A estudante Mila Tavares acabou de ser aprovada no exame e n?o concorda com as novas regras estabelecidas pelo Detran mineiro. Para ela, a medida prejudica os candidatos ? CNH. "O exame ? tenso e a gente chega no local de prova com medo. Se a baliza for feita primeiro, acho que as pessoas v?o ficar ainda mais nervosas."

Ela tamb?m acha que a marca??o da baliza com cones distancia o exame da realidade. "Se os examinadores determinarem o espa?o com os cones, pode ser que o tamanho da vaga fique reduzido", analisa.

Outra estudante, Gisele Carmo Fonseca, tamb?m n?o v? vantagens na mudan?a e acha a nova regra radical demais. Ela vai para a sua terceira tentativa de tirar a CNH e acredita que pode ter ainda mais problemas na hora do exame, caso a baliza seja o primeiro desafio. "Antes voc? podia cometer pequenos erros durante o exame e, se fosse bem na baliza, poderia at? passar. Mas agora n?o vamos ter chance nem de realizar as outras manobras", reclama.

Foto de um carro de autoescola Agilizar o exame de motorista ? um dos argumentos do Detran para a altera??o. De acordo com o ?rg?o, a expectativa ? de que a mudan?a aumente o ?ndice de aprova??o e agilize a avalia??o.

O instrutor de uma autoescola de Juiz de Fora, Jos? Luis Magalh?es Stropa, confirma que a baliza ? o momento que deixa os candidatos mais apreensivos, mas ele n?o v? problemas com as mudan?as. "Se a pessoa estiver preparada para o exame, fazer a baliza antes n?o atrapalha. Depois que ela domina o carro, a baliza fica mais f?cil", diz.

Para o chefe da Divis?o de Habilita??o e Controle do Condutor (DHCC) de Belo Horizonte, o delegado Anderson Fran?a Menezes, as mudan?as podem beneficiar os candidatos, j? que resolvem a temida baliza no in?cio do teste. Ele tamb?m ressalta que fazer a vaga com cones, e n?o mais entre os carros estacionados na rua, vai trazer mais tranquilidade aos candidatos.

Em Juiz de Fora, entre janeiro e dezembro de 2008, 3.611 pessoas tiraram a primeira habilita??o. No total, 46.106 pessoas est?o aptas a dirigir na cidade. Em todo o estado existem, atualmente, quatro milh?es de condutores habilitados e cerca de 250 mil pessoas se submeteram aos exames de dire??o e obtiveram a Permiss?o Para Dirigir (PPD), com validade de um ano.

Novas regras em 2009

Desde janeiro de 2009, outras regras come?aram a valer para as autoescolas. Uma resolu??o do Contran prev? o aumento de 30 para 45 horas de curso te?rico e de 15 para 20 horas de pr?tica de dire??o veicular para a obten??o da PPD.

Os novos motoristas, al?m da legisla??o de tr?nsito, no?es de primeiros socorros e dire??o defensiva passaram, a partir deste ano, a ter tamb?m aulas de prote??o ao meio ambiente, conv?vio social no tr?nsito e inspe??o mec?nica. Na carga hor?ria das aulas pr?ticas foram introduzidas ainda novas t?cnicas de aprendizagem com disciplinas de situa?es de risco como ultrapassagens, obst?culos na pista, cruzamentos e curvas. Outra novidade ? que o candidato pode realizar as aulas pr?ticas ? noite e em diferentes condi?es clim?ticas, como chuva, frio e nevoeiro.

Veja as principais mudan?as:



Novas regras para tirar carteira de motorista
  Regras antigas Em vigor
Fonte:Denatran
Curso te?rico 30h 45h
Legisla??o de tr?nsito 12h 18h
Dire??o defensiva 8h 16h
No?es sobre o funcionamento do ve?culo de duas ou mais rodas 2h 3h
No?es de prote??o e respeito ao meio ambiente e de conv?vio social no tr?nsito 4h 4h
No?es de primeiros socorros 4h 4h
Curso de pr?tica de dire??o veicular 15h 20h