Cidade

Novas regras no exame de motorista começam em março Medida divide opiniões de instrutores de autoescolas e candidatos à CNH

Guilherme Arêas
Repórter
Madalena Fernandes
Revisora
29/01/2009

A partir de março de 2009, os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Minas Gerais vão sentir as mudanças no exame prático. A baliza será feita na primeira parte do teste e o condutor terá três oportunidades para fazer a vaga adequadamente no tempo máximo de cinco minutos. Caso o candidato não consiga estacionar o carro, será imediatamente reprovado e o exame, interrompido logo no início.

Pela nova regra, que ainda terá uma publicação oficial para definir o dia exato da entrada em vigor, as vagas serão feitas em cones dispostos previamente pelos examinadores. A medida gera polêmica entre instrutores de autoescolas e candidatos à habilitação em Juiz de Fora.

A estudante Mila Tavares acabou de ser aprovada no exame e não concorda com as novas regras estabelecidas pelo Detran mineiro. Para ela, a medida prejudica os candidatos à CNH. "O exame é tenso e a gente chega no local de prova com medo. Se a baliza for feita primeiro, acho que as pessoas vão ficar ainda mais nervosas."

Ela também acha que a marcação da baliza com cones distancia o exame da realidade. "Se os examinadores determinarem o espaço com os cones, pode ser que o tamanho da vaga fique reduzido", analisa.

Outra estudante, Gisele Carmo Fonseca, também não vê vantagens na mudança e acha a nova regra radical demais. Ela vai para a sua terceira tentativa de tirar a CNH e acredita que pode ter ainda mais problemas na hora do exame, caso a baliza seja o primeiro desafio. "Antes você podia cometer pequenos erros durante o exame e, se fosse bem na baliza, poderia até passar. Mas agora não vamos ter chance nem de realizar as outras manobras", reclama.

Foto de um carro de autoescola Agilizar o exame de motorista é um dos argumentos do Detran para a alteração. De acordo com o órgão, a expectativa é de que a mudança aumente o índice de aprovação e agilize a avaliação.

O instrutor de uma autoescola de Juiz de Fora, José Luis Magalhães Stropa, confirma que a baliza é o momento que deixa os candidatos mais apreensivos, mas ele não vê problemas com as mudanças. "Se a pessoa estiver preparada para o exame, fazer a baliza antes não atrapalha. Depois que ela domina o carro, a baliza fica mais fácil", diz.

Para o chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor (DHCC) de Belo Horizonte, o delegado Anderson França Menezes, as mudanças podem beneficiar os candidatos, já que resolvem a temida baliza no início do teste. Ele também ressalta que fazer a vaga com cones, e não mais entre os carros estacionados na rua, vai trazer mais tranquilidade aos candidatos.

Em Juiz de Fora, entre janeiro e dezembro de 2008, 3.611 pessoas tiraram a primeira habilitação. No total, 46.106 pessoas estão aptas a dirigir na cidade. Em todo o estado existem, atualmente, quatro milhões de condutores habilitados e cerca de 250 mil pessoas se submeteram aos exames de direção e obtiveram a Permissão Para Dirigir (PPD), com validade de um ano.

Novas regras em 2009

Desde janeiro de 2009, outras regras começaram a valer para as autoescolas. Uma resolução do Contran prevê o aumento de 30 para 45 horas de curso teórico e de 15 para 20 horas de prática de direção veicular para a obtenção da PPD.

Os novos motoristas, além da legislação de trânsito, noções de primeiros socorros e direção defensiva passaram, a partir deste ano, a ter também aulas de proteção ao meio ambiente, convívio social no trânsito e inspeção mecânica. Na carga horária das aulas práticas foram introduzidas ainda novas técnicas de aprendizagem com disciplinas de situações de risco como ultrapassagens, obstáculos na pista, cruzamentos e curvas. Outra novidade é que o candidato pode realizar as aulas práticas à noite e em diferentes condições climáticas, como chuva, frio e nevoeiro.

Veja as principais mudanças:



Novas regras para tirar carteira de motorista
  Regras antigas Em vigor
Fonte:Denatran
Curso teórico 30h 45h
Legislação de trânsito 12h 18h
Direção defensiva 8h 16h
Noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas 2h 3h
Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trãnsito 4h 4h
Noções de primeiros socorros 4h 4h
Curso de prática de direção veicular 15h 20h


Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.