Quarta-feira, 18 de mar?o de 2009, atualizada ?s 18h

Meteorologia prev? outono mais quente este ano


Da Reda??o

O outono, que come?a oficialmente na pr?xima sexta-feira, 20 de mar?o, ?s 8h44, ser? mais quente do que no ano passado. A previs?o ? de temperaturas em torno de um ou dois graus cent?grados acima da m?dia hist?rica para o per?odo. As informa?es s?o da da Companhia Energ?tica de Minas Gerais (Cemig). Na Zona da Mata a temperatura m?dia deve variar entre 15?C e 25?C.

De acordo com a Cemig, o aumento na temperatura se deve ao enfraquecimento do fen?meno La Ni?a, que causa o esfriamento da temperatura no Oceano Pac?fico Equatorial. Os t?cnicos da empresa informam que, como n?o estaremos sob a influ?ncia desse fen?meno, a massa de ar quente do Oceano Atl?ntico Sul dever? predominar, deixando o tempo com temperaturas mais elevadas no Estado.

Apesar de o outono ser caracterizado por baixa incid?ncia de chuvas, neste ano, devido ?s temperaturas ligeiramente acima da m?dia hist?rica, poder? haver aumento de chuvas isoladas.

O outono compreende, al?m das ?ltimas semanas de mar?o, os meses de abril, maio e o in?cio de junho. Em Minas Gerais esse per?odo ser? marcado por c?u claro e temperaturas amenas durante o dia. Os term?metros devem registrar uma ligeira queda na temperatura durante a madrugada. No interior do Estado a forma??o de nevoeiros ? comum.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes