Quarta-feira, 15 de dezembro de 2010, atualizada às 17h

156 pode voltar a funcionar ainda no primeiro semestre de 2011

Clecius Campos
Repórter
Foto de fila no JF Informação

O número de atendimento telefônico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o 156, pode voltar a funcionar ainda no primeiro semestre de 2011. Esta é a expectativa do secretário de Comunicação Social (SCS), Rodrigo Barbosa. O processo licitatório para a contratação de um software e de equipamentos para a retomada do serviço deve ter início no próximo ano.

"O termo de referência do edital de licitação passa por análise da Subsecretaria de Tecnologia de Informação [SSTI]. Em cima da decisão da subsecretaria é que será feito o edital e, então, aberto o processo licitatório." A intenção da PJF é lançar o edital até fevereiro de 2011. Barbosa considera que os trâmites convencionais da licitação podem durar de dois a três meses. "Se não houver problema algum neste percurso, podemos iniciar o funcionamento até o primeiro semestre."

Entre os pontos que estão sendo debatidos está a possibilidade de todo o serviço ser terceirizado, com a contratação de uma empresa que forneça programas, equipamentos e funcionários. "Esse conceito está sendo discutido, de forma que ainda não está definido se vamos optar pelo pacote completo de serviços ou se vamos operar um sistema misto, usando pessoal próprio." Até ser cancelado em dezembro 2008, o 156 funcionava de forma terceirizada, sendo gerido pelo Grupo Arizona. Indícios de superfaturamento levaram à anulação do contrato.

Orçamento é de R$ 1 milhão

Para possibilitar a reinstalação e operação do 156, o orçamento da SCS para 2011 dedicou R$ 1 milhão para o projeto. A intenção é criar um serviço com atendimento telefônico e eletrônico e ampliar o presencial, no Paço Municipal, no Parque Halfeld. Segundo Barbosa, a ideia é oferecer também atendimento via internet e telefonia celular, com a utilização de mensagens de texto. "Vamos criar um mecanismo integrado, de forma que a população tenha retorno dos pedidos. Para isso, temos trabalhado internamente, desde o ano passado, para que a população tenha resposta a cada atendimento feito."

De janeiro a novembro deste ano, o JF Informação realizou 272 mil atendimentos presenciais. Desse total, 118 mil renderam requerimentos protocolados oficialmente à PJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Orçamento