Segunda-feira, 17 de dezembro de 2007, atualizada ?s 11h53

M?sico de Juiz de Fora participa do Cortejo dos Reis promovido pela Bituca. Evento tem a participa??o do cantor Milton Nascimento


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Bituca Universidade de M?sica Popular Ponto de Partida realiza, na pr?xima sexta-feira, 21 de dezembro, o Cortejo de Reis, pelas ruas da cidade de Tr?s Pontas. O Cortejo ? um espet?culo de Natal inspirado em duas tradi?es brasileiras: o Pastoril, quase extinto, e a Folia de Reis, muito forte ainda em algumas regi?es.

O espet?culo tem a participa??o do cantor Milton Nascimento, padrinho da escola, do Grupo Ponto de Partida, dos M?sicos da Bituca e dos Meninos de Ara?ua?. Cerca de cem vozes v?o participar do Cortejo, tocando e cantando m?sica folcl?rica brasileira. De acordo com o m?sico de Juiz de Fora, Tiago Barros, durante o percurso, os instrumentistas da escola v?o se apresentar em grupos.

"Vamos passar por v?rias capelas, ou mini-palcos, onde o cortejo vai parar e os instrumentistas v?o se apresentar. Em cada uma dessas capelas, um tipo de instrumento vai se apresentar, tocando m?sicas do folclore brasileiro. Em um dos palcos vai haver a musicaliza??o, com todos os participantes cantando juntos".

No fim do Cortejo vai acontecer a encena??o do Auto de Natal, uma representa??o do nascimento, com m?sicas do mundo inteiro. "No ano passado, o Cortejo aconteceu em Barbacena, com a formatura da primeira turma da escola e reuniu cerca de 20 mil pessoas nas ruas da cidade. Como o Milton gostou muito e n?o tocava h? 18 anos em Tr?s Pontas, ele nos convidou para fazer o Cortejo l?, este nao", explica Tiago.

O objetivo do Cortejo ? celebrar o milagra da vida, comemorando o Natal com m?sicas do interior do Brasil, onde o Natal ? festejado com muita cor e m?sicas j? gravadas na mem?ria. "? uma festa linda e a expectativa ? que ela seja inesquec?vel para Tr?s Pontas como foi para Barbacena no ano passado. O espet?culo tem a cara mineira e ? super musical", diz Tiago.