Ter?a-feira, 14 de outubro de 2008, atualizada ?s 17h13

Greve do Dnit j? dura mais de uma semana. Paralisa??o prejudica obras e licita?es em andamento



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Os funcion?rios do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT) est?o em greve nacional h? nove dias. Segundo a assessoria do Departamento em Minas Gerais, desde o dia 06 de outubro, o movimento ? nacional, com ades?o de 100%. Somente em Minas s?o 250 servidores. Em todo o pa?s s?o tr?s mil funcion?rios.

A superintend?ncia regional do Dnit em Juiz de Fora tamb?m aderiu ? greve. A equipe de jornalismo do Portal ACESSA.com entrou em contato com o superintendente regional, que estava no escrit?rio. Entretanto, n?o fomos atendidos. A assessoria informou que o superintendente n?o ? um servidor de carreira e por isso n?o pode parar as atividades.

A categoria quer a equipara??o dos sal?rios com o valor pago pelas ag?ncias reguladoras, com atividades semelhantes ao Dnit e subordinada ao Minist?rio dos Transportes. Segundo a assessoria em Belo Horizonte, um engenheiro da Ag?ncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ganha sete vezes mais que um engenheiro do Departamento, que ainda tem o sal?rio menor que o de um servidor de n?vel m?dio na Ag?ncia.

Segundo a assessoria, n?o h? previs?o para que a greve termine. O Departamento est? negociando com o Minist?rio do Planejamento e h? perspectiva de uma reuni?o ainda essa semana. Com a greve, os processos internos de licita??o para religamento e instala??o de radares e balan?as, para a realiza??o de obras e desapropria??o ficam parados. A tend?ncia ? que as obras em andamento parem com o tempo, j? que as empreiteiras v?o deixar de receber o pagamento.

Segundo a assessoria, "o Dnit est? sendo desvalorizado e a ?nica forma de melhorar os servi?os e as estradas ? a valoriza??o do Departamento".