Estudantes e profissionais de medicina de JF participam de protesto nacional

O Revalida SIM! contesta a intenção do Governo Federal de importar médicos estrangeiros para atuar no país, sem a necessidade de revalidar os diplomas

Andréa Moreira
Repórter
25/05/2013

Os médicos, estudantes e acadêmicos da três faculdades de medicina de Juiz de Fora participaram na manhã deste sábado, 25 de maio, do protesto nacional contra a intenção do Governo Federal de importar médicos estrangeiros para atuar em regiões remotas, sem a necessidade de revalidar os diplomas.

Com apitos, faixas e cartazes nas mãos, os manifestantes percorreram as ruas centrais da cidade pedindo o apoio da população para o movimento intitulado Revalida SIM! "Queremos que as pessoas saibam que o governo Dilma pretende contratar cerca de 6 mil médicos de outros países, sem que eles passem pela prova de avaliação do Conselho Federal de Medicina. Isso além de afrontar a nossa categoria, pode colocar em risco a vida de várias pessoas," destaca um dos organizadores do movimento em Juiz de Fora, o acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora, Gilberto Ferreira Filho.

Durante o percurso, os manifestantes também recolheram assinaturas em um abaixo-assinado que será encaminhado para o Governo Federal.

O movimento

O Revalida SIM! começou na internet, após o anuncio do Governo Federal, no dia 6 de maio, de que estuda a importação de médicos sem revalidação do diploma. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), inicialmente esses profissionais viriam de Cuba, Portugal e Espanha. Contrário a proposta, o CFM entrou com uma representação da Procuradoria-Geral da República contra a medida, na última semana.

De acordo com a assessoria de imprensa do CFM, os protestos aconteceram em vários estados do país. Em Minas Gerais, as mobilizações ocorreram em Juiz de Fora, Barbacena, Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Patos de Minas, Araguari, Alfenas, Itajubá e Caratinga.

ACESSA.com - Estudantes e profissionais de medicina participam de protesto nacional