Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 17h58

Ap?s ren?ncia, Edmar Moreira pede desfilia??o do Democratas. Partido se reuniria nesta ter?a para avaliar a situa??o do deputado


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Ap?s renunciar aos cargos de segundo vice-presidente e corregedor da C?mara, o deputado federal Edmar Moreira (DEM-MG) (foto ao lado) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a desfilia??o por justa causa, nesta segunda-feira, 9 de fevereiro. O deputado teria seu destino pol?tico no partido decidido nesta ter?a-feira, dia 10. O presidente do Democratas, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), j? havia sinalizado pelo desligamento do parlamentar.

Na noite deste domingo, dia 8, Edmar Moreira entregou uma carta-ren?ncia ao presidente da C?mara, Michel Temer (PMDB-SP), em que classifica como "mentiras", "inverdades" e "jogo de ret?ricas" as acusa?es de que teria omitido bens em sua declara??o de renda, entre eles o Castelo Monalisa, constru?do em Carlos Alves, distrito de S?o Jo?o Nepomuceno, na Zona da Mata. O im?vel est? avaliado entre R5 20 milh?es e R$ 25 milh?es. O deputado argumenta que o im?vel estava em nome dos filhos.

Em nota divulgada na ?ltima quinta-feira, dia 5, quando a imprensa trouxe o caso ? tona, o presidente do Democratas, Rodrigo Maia (DEM-RJ), considerou "inaceit?vel colocar-se a solidariedade fraterna entre colegas acima do compromisso essencial com a moralidade parlamentar".

foto do castelo de Edmar Moreira A ren?ncia aos cargos de segundo vice-presidente e corregedor foi recomendada, inclusive, pelo partido. O deputado considerou que o DEM n?o soube "respeitar a prerrogativa regimental da candidatura avulsa, n?o soube exercer a ampla defesa e muito menos o contradit?rio antes de se pronunciar publicamente por fatos totalmente infundados, exercendo verdadeira 'persegui??o pessoal' atrav?s de execra??o p?blica".

Ainda esta semana, a C?mara dos Deputados deve realizar uma nova vota??o para a escolha do novo segundo vice-presidente, cargo que acumula, automaticamente, a fun??o de corregedor. Espera-se que at? quarta-feira, dia 11, a vota??o seja realizada. Pelo princ?pio da proporcionalidade partid?ria, o cargo pertence ao DEM, que pode indicar Vic Pires Franco (DEM-PA) para assumir a fun??o.

Leia na ?ntegra a carta-ren?ncia de Edmar Moreira

"Minha vida sempre foi pautada pela transpar?ncia e em total conson?ncia com os princ?pios democr?ticos. Tenho quase 60 anos de servi?o p?blico e privado prestados com seriedade e honradez. Estou no exerc?cio de meu quarto mandato eletivo nesta Casa Legislativa, tendo sido sufragado por quase 100 mil eleitores no ?ltimo pleito.

Na elei??o para a Mesa Diretora realizada no ?ltimo dia 02, postulei, atrav?s de prerrogativa regimental, o cargo de segundo Vice Presidente destinado ao partido ao qual estou filiado. Fui eleito com o apoio de 283 parlamentares que reconheceram minhas atribui?es p?blicas e n?o sucumbiram ?s press?es antidemocr?ticas, tornando-me o ?nico candidato avulso a fazer parte da atual Mesa Diretora. Agrade?o desde j? a todos que me apoiaram e aos demais Deputados e Deputadas que respeitam a vontade da maioria.

O que era para ser um momento de alegria vem se tornando uma sangria desatada pautada em mentiras, inverdades, jogo de ret?ricas, que resultam em ataques sem qualquer respaldo emp?rico e de forma indiscriminada, extrapolando os limites da natureza humana, colocando em risco a minha integridade f?sica e moral bem como a de meus familiares.

A quest?o ganhou contornos insuport?veis quando meu pr?prio Partido n?o soube respeitar a prerrogativa regimental da candidatura avulsa, n?o soube exercer a ampla defesa e muito menos o contradit?rio antes de se pronunciar publicamente por fatos totalmente infundados, exercendo verdadeira "persegui??o pessoal" atrav?s de execra??o p?blica.

A verdade foi esquecida. Quest?es como o fato de que a prioridade objeto de tanta celeuma foi constru?da de 1982 at? 1990, antes de meu primeiro mandato eletivo tornou-se irrelevante. O fato da referida propriedade estar registrada e declarada no imposto de renda dos meus filhos desde 1993 tamb?m n?o foi averiguado. At? mesmo a in?rcia em buscar no p?blico cart?rio de registro de im?veis quem seriam os propriet?rios da fazenda, para verificar em qual imposto de rende deveria estar declarada, passa a ser irrelevante diante da real pretens?o e do dano decorrente de irrespons?vel ila??o e prejulgamento a que fui submetido.

Fica apenas a coincid?ncia de que as infundadas acusa?es surgiram na exata semana da elei??o para o cargo de segundo Vice Presidente na mesa Diretora da C?mara dos Deputados.

Apresento em car?ter irretrat?vel, a partir deste momento, o meu desligamento do cargo de Segundo Vice-presidente ao qual fui eleito de forma leg?tima e democr?tica.

O presente desligamento se faz necess?rio diante da aus?ncia de respaldo de meu pr?prio Partido para o exerc?cio do cargo, bem como para que possa concentrar meus esfor?os no sentido de responsabilizar aqueles que se valeram das inver?dicas imputa?es.

Atenciosamente,
Deputado Federal Edmar Moreira"

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes