Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 atualizada ?s 18h33

Dia do Carteiro ? comemorado com panfletagem. S?o quase 200 profissionais, em JF


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Para comemorar o Dia do Carteiro, o Sindicato dos trabalhadores dos Correios de Juiz de Fora (Sintect/JFA) vai realizar, nesta sexta-feira, 25 de janeiro, uma panfletagem e a distribui??o de jornais na portaria das unidades dos Correios da cidade. Segundo o diretor de rela?es sindicais do Sintect, Reginaldo de Freitas Souza, o objetivo ? mostrar que a profiss?o ? uma das mais antigas e contar um pouco da sua hist?ria.

"Vamos enfatizar o dia 24 de dezembro de 1934, quando ocorreu a primeira greve dos Correios, em S?o Paulo, prestar uma homenagem ao Patrono dos Correios, Paulo Bregaro, que levou a D. Pedro as not?cias sobre o Brasil e divulgar fotos de como era o uniforme dos carteiros, fazendo uma compara??o com o de hoje", diz Reginaldo.

Na cidade s?o cerca de 200 carteiros. Segundo Reginaldo, o trabalho deles ? feito somente na rua, entregando de casa em casa, documentos, objetos e cartas. "Se algum carteiro estiver fazendo trabalho interno, ? desvio de fun??o", alerta ele.

Apesar de enfrentarem problemas como baixos sal?rios riscos ? sa?de, falta de valoriza??o ao servi?o e sobrecarga de trabalho, Reginaldo diz que a comemora??o n?o vai abordar reivindica?es. "Reivindicamos no cotidiano, por isso n?o vamos fazer isso no Dia do Carteiro", explica.

A data ? inspirada na cria??o do cargo de Correio-Mor, em 1663, quando o Brasil era col?nia de Portugal. Era ele quem fazia a troca de correspond?ncias com a Corte. Quem quisesse mandar correpond?ncias deveria usar o servi?o dos mensageiros viajantes ou dos escravos.