Quinta-feira, 5 de novembro de 2009, atualizada às 18h45

Operação "Senhor dos Anéis" fiscaliza cadastro de criadores de pássaros

Aline Furtado
Repórter

A Operação "Senhor dos Anéis" foi desencadeada nesta quinta-feira, 5 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é verificar as autorizações para criadores de pássaros, já que foram identificadas fraudes que facilitaram acessos indevidos, além de lançamento de dados falsos no sistema de cadastramento de pássaros.

De acordo com o chefe do escritório regional do Ibama em Juiz de Fora, Aurélio Augusto de Sousa Filho, no início deste ano houve um extravio de senha no servidor localizado no escritório do Ibama de Juiz de Fora. "O extravio fez com que aproximadamente 1.400 operações irregulares fossem geradas."

A operação envolve a investigação de criadores de pássaros e está concentrada em focos considerados como principais pelo Ibama. "Já foram apreendidos quase 200 pássaros, além de computadores de pessoas supostamente envolvidas na fraude". Aurélio afirma que este é apenas o primeiro passo das investigações.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Juiz de Fora, um em Santos Dumont, um em Muriaé e um em Pouso Alegre.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes