Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010, atualizada às 16h

Grupo cobra efetivação de excedentes do concurso da Guarda Municipal. Convocação deve acontecer entre junho e julho

Aline Furtado
Repórter

Excedentes do último concurso da Guarda Municipal de Juiz de Fora, realizado em 2008, criam grupo com a intenção de promover o diálogo entre os excedentes, representantes do Executivo, da Guarda Municipal e do Legislativo, que aprovou a criação de 500 postos para a Guarda na cidade. "Havia sido anunciado que nova convocação seria feita em fevereiro deste ano, mas isso não vai ocorrer. Pretendemos nos articular para ouvir dos responsáveis a previsão de convocação", afirma um dos integrantes, José Guedes

O grupo, que já realizou duas reuniões, irá se reunir novamente no próximo dia 22. "Pretendemos formalizar um pedido de agendamento com os envolvidos para o mês de março." De acordo com Guedes, o grupo teme que a validade do concurso seja finalizada e os excedentes não sejam chamados.

O mais recente concurso da Guarda Municipal foi homologado parcialmente no dia 3 de julho de 2008, valendo até 3 de julho deste ano. O mesmo pode ser prorrogado por até dois anos, embora não haja qualquer sinalização a respeito desta alteração, segundo a assessoria da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH).

Segundo o chefe do Departamento da Guarda Municipal, major José Mendes da Silva, a previsão é de que a segunda turma seja convocada ainda no primeiro semestre, entre junho e julho, para que o curso preparatório seja realizado entre os meses de agosto a dezembro. "Nossa ideia é que em dezembro mais 80 a cem guardas municipais estejam atuando nas ruas de Juiz de Fora." 

Atualmente, o efetivo da Guarda Municipal conta com 136 oficiais atuando em 25 postos constantes e 55 móveis, em motocicletas. "A demanda vai muito além. Só para exemplificar, é possível citar o pedido de atuação em mais de cem escolas públicas municipais e mais de cem postos de saúde em toda a cidade." Os guardas municipais atuam, hoje, em postos como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), terminal rodoviário, praças, entre outros.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes