Segunda-feira, 21 de dezembro de 2009, atualizada às 13h14

Verão começa com sol e pancadas de chuva isoladas em Juiz de Fora

Clecius Campos
Repórter

A partir das 15h47 desta segunda-feira, 21 de dezembro, o verão instaura-se em todo o território brasileiro que obedece o horário especial da estação. Em Juiz de Fora, a temporada tem início com sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia e no final da tarde. A previsão é de que as temperaturas variem entre 19 ºC e 28 ºC.

De acordo com o meteorologista do 5º Distrito, Jorge Moreira, a expectativa para toda a estação é de temperaturas ligeiramente acima da média histórica registrada na cidade.

Isso porque, a atuação do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico vai modificar a circulação dos ventos, alterando o comportamento da atmosfera. "Esperamos que os termômetros marquem de um a dois graus a mais que o normal. As máximas devem variar de 27 ºC a 29 ºC. No entanto, será comum que, em alguns dias, a temperatura seja superior aos 30ºC."

O El Niño também vai provocar precipitações mais fortes, intercaladas com dias de sol. Segundo Moreira, é esperado que o volume de chuvas seja 10% maior que a média histórica registrada na cidade nos meses de dezembro a março. "A média é de 327 milímetros para dezembro, 299 mm para janeiro, 220 mm para fevereiro e 200 mm para março. As chuvas típicas do verão devem acontecer principalmente no fim da tarde, devido ao aquecimento. Porém, a chegada de frentes frias poderá ocasionar chuvas nas madrugadas e ao longo do dia."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes