Segunda-feira, 26 de abril de 2010, atualizada às 11h40

Mais de 3.500 jovens já se alistaram no Serviço Militar. Prazo vai até sexta-feira

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Os jovens brasileiros, do sexo masculino, que completam ou completaram 18 anos em 2010 têm até a próxima sexta-feira, 30 de abril, para se alistarem na Junta de Serviço Militar. Até o presente momento, 3.604 jovens já se alistaram, o que representa 80% do total de 4.500 esperados. A Junta é localizada na avenida Brasil, 560, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A média de atendimentos diários chega a 70 jovens. Para os últimos dias, a expectativa é de 180 a 200 cadastros diários, conforme afirma o secretário da Junta, José Vianei Teixeira. O alistamento é obrigatório, previsto na Constituição. Segundo Teixeira, quem não se alistar não recebe o certificado de reservista ou o de desistência (emitido caso haja dispensa).

"Sem o documento, a pessoa não consegue tirar passaporte, prestar concurso público, se candidatar a uma vaga em uma universidade federal, tirar título de eleitor e arrumar emprego em alguma empresa", explica. Em Juiz de Fora, o alistamento é somente para o Exército. Nas regiões em que houver unidades da Marinha e Aeronáutica, o jovem pode se alistar para estas armas.

Próximos passos

Após o alistamento, em junho o jovem retorna à Junta para saber o dia da seleção, que ocorre de julho a setembro. A seleção é realizada no 4º Depósito de Suprimentos (Dsup) do Exército, localizado na Praça Antônio Carlos, s/n, no Centro. A Junta atende pelos telefones: (32) 3690-7231 e 3690-7598.

Documentos necessários

- Certidão de nascimento, casamento ou carteira de identidade original.

- Certidão de naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção).

- Registro de emancipação (no caso dos índios).

- 2 (duas) fotos 3x4 (sem data e recentes).

 - A foto deve ter o fundo branco e a pessoa deve estar com camisa de cor diferente do fundo. Apenas camisetas sem mangas não são permitidas. O uso de adereços, como brincos e cordões, não são permitidos na foto para a certidão de dispensa ou reservista.

- Comprovante de residência que contenha o CEP (conta de luz ou água, etc.).

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!