Segunda-feira, 17 de maio de 2010, atualizada às 13h

Caricatura de Chico Xavier vence o II Salão de Humor de Juiz de Fora

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O juizforano Vlavianos Pereira Rheim venceu o II Salão de Humor de Juiz de Fora. A caricatura confeccionada pelo artista mostra o médium Chico Xavier. O segundo lugar foi concedido a Alan Souto Maior Alves, do Rio de Janeiro (RJ), que homenageou o Rei Pelé. A medalha de bronze foi para o juizforano Rogério Terra Júnior, que redesenhou o candidato à presidência tucano José Serra. Os trabalhos ficam expostos até 30 de maio, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).

Além da tríade, Diogo D'Auriol Almeida, de Campos dos Goytacases (RJ), também foi agraciado com o Prêmio Especial do Júri, pela caricatura da atriz Fernanda Montenegro. Foram distribuídas ainda cinco menções honrosas: Vlavianos Pereira Rheim pelo conjunto da obra - ele também desenhou o jogador Adriano, do Flamengo, e o escritor Paulo Coelho; Moisés de Macedo Coutinho, com a caricatura de Ronaldinho Gaúcho; José Bello da Silva Júnior, pela contribuição ao cartum na cidade; Sérgio Ribeiro Lemos, pelo trabalho "Mosquitos", e João Luiz de Souza Miranda, pelo trabalho "Batalha no Parque Halfeld".

Um total de 47 trabalhos foi selecionado para a mostra no CCBM. A visitação é gratuita e ocorre de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Um livro com as 50 imagens do I Salão de Humor foi lançado pela Funalfa e pode ser adquirido por R$ 10, na própria sede da fundação, localizada na avenida Rio Branco 2.234, Parque Halfeld, Centro.

Salão do Humor Salão do Humor
Salão do Humor Salão do Humor

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes