Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 10/06/2016


Mostra 1 + 10: as dez sugestões de cadeiras para se sentar

As cadeiras são peças que funcionam como elementos essenciais do mobiliário dentro de um espaço. Além de necessárias e úteis, compõem um ambiente, provocando uma atmosfera acolhedora e totalmente aconchegante. A sua composição, é baseada em um assento individual, um encosto e uma estrutura. A sua forma e cor pode ser expressa e traduzida em arte e conceito, através de um grupo de artistas de vanguarda capazes de influenciar a arquitetura e o design contemporâneo com seus olhares individuais, refletindo novas e modernas tendências.

Um mesmo objeto, ou até mesmo uma peça de mobiliário, podem ser representados de diversas formas, alcançando concepções e resultados diferentes, somado em uma metamorfose estética muito bem sucedida e que traduz o diálogo homogêneo na sua representatividade. Assim, foi criada através do F.Studio, a cadeira F. como uma proposta para vários artistas do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora realizarem intervenções próprias, ressaltando as suas visões peculiares e poéticas para criações conceituais extremamente livres.

O F. Studio, é um escritório formado através dos arquitetos Fernando Fernandes, Felipe Vargose e Flávia Araújo, e está localizado na cidade do Rio de Janeiro, na Antiga Fábrica Bhering, que abriga atualmente, desde artistas plásticos, ateliês fotográficos, escritórios de arquitetura, grifes e oficinas de movelaria. O prédio peculiar, construído em 1930, mantém as características originais desta antiquíssima fábrica de chocolates, preservando parte do maquinário e paredes desgastadas com o tempo, que conferem charme e estilo ao local situado na rua Orestes, no Santo Cristo.

Todas as ideias nascem de uma proposta, e esta surgiu como um auxílio para o entendimento de uma mesma peça, a cadeira. Ela é composta, por três elementos de ferro e ainda existe uma configuração de possibilidades para o seu uso, materialidade e montagem. Tudo isso pode ser apreciado através do intrépido e talentoso trabalho executado por dez artistas, Barrão, Danielle Cukierman, Fécula, Jorge Rodrigues - Aguilar, Luiz Gonzaga, Mariana Procópio, Petrillo, Rafael Alonso, Rodrigo Torres, Yuli Anastassakis, expostos na Hiato Ambiente de Arte, na Mostra  " 1+10 ".

Entre tantas intervenções propostas por este grupo de artistas com nomes expressivos no cenário cultural brasileiro e com áreas de atuações distintas, existe um diálogo uniforme entre os trabalhos criados. A cadeira do artista contemporâneo Barrão apresenta a exuberância do preto como única cor. A intervenção realizada em um dos pés desta peça chama a atenção dos visitantes, com um elemento figurativo composto por uma espécie de "garrafa de plástico", talvez um questionamento ou a representação de uma "prótese artística", uma célebre ideia.

Em uma composição irreverente, roubando todas as cenas, Fécula, artista de origem carioca, usou um reluzente tecido roxo, com botões em alto relevo da mesma cor. Os detalhes são pontiagudos chifres que parecem abraçar quem está por perto. O artista plástico Luiz Gonzaga, evidencia cada vez mais o seu talento e expressionismo com sua "street art" em um grafismo de traços precisos, contrastando com a madeira " in natura " da cadeira conceitual.

Totalmente aconchegante e envolvente, a célebre combinação de uma paleta de cores atemporal, Mariana Procópio usou a técnica do macramê, cobrindo toda a extensão da famosa e cobiçada cadeira, com estilo e impacto. As listras rosas, simétricas e provocantes, simbolizam a arte de Rafael Alonso, onde foi introduzido outras combinações de cores no encosto em uma belíssima e vibrante representação.

O artista plástico Petrillo idealizou a sua intervenção nesta peça de mobiliário, baseado em um trabalho seu, o qual já vem desenvolvendo há muito tempo, " o engradamento de fábricas antigas, de telhados, que tem haver com o meu trabalho, que estou desenvolvendo com fotografias e um trabalho tridimensional em cima de telhados que são em cima de galpões", explica.

O papelão é o destaque na intervenção artística de Rodrigo Torres, compondo o assento e o encosto de sua cadeira, como os fios da cor laranja em uma sublime composição de linhas e traços que sobressaem sobre o preto de Yuli Anastassakis. Danielle Cukierman revestiu de cobertores sua composição poética, sobressaindo as cores cinza, verde e branco. Entretanto, o clean, com um aspecto desgastado e totalmente elegante foi a proposta de Jorge Rogrigues - Aguilar, com um revestimento que evidencia um couro claro.

O F. Studio, ainda apresenta nesta mostra, toda a sua potencialidade de criação, evidenciando os aparadores, bancos e mesas, que ganham destaque pelo design e as linhas retas, traduzindo um pouco de seus projetos no mobiliário brasileiro.

As exposições e parcerias de sucesso que a Hiato Ambiente de Arte promove e mantém na cidade, são preciosas fontes de cultura e aprendizado para todos os envolvidos com as produções artísticas, garantindo aos apreciadores, colecionadores, estudantes de arquitetura e design, possibilidades enriquecedoras de conhecimento. " Meu compromisso, com a Hiato, é um compromisso muito sério, porque eu acredito na cidade, tudo o que eu sou e tenho, é graças à cidade, eu vim morar aqui, fazem vinte anos e assim, eu tenho um compromisso de estar colaborando com a cultura da cidade, esse é o compromisso da Hiato, de criar e promover a cultura", argumenta o artista plástico Petrillo, professor dos cursos de arquitetura e urbanismo e Tecnólogo de Design de Interiores, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF).

As fotos de Jorge Júnior registram.

Ficha Técnica:

Hiato Design + F.Studio - Mostra " 1 + 10 "

Hiato Galeria de Arte - Rua Coronel Barros, 38 São Mateus, Juiz de Fora - MG
Visitação: de 04 a 18 de Junho, seg a sex: 9 hs às 12 hs - 14 hs às 18 hs
Sab: 9 hs às 13 hs

Fotos Jorge Júnior e Bernardo Gonzaga


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Mostra 1 + 10, As dez sugest?es de cadeiras para se sentar