Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010, atualizada às 13h30

Verão deve registrar aumento entre 1º C e 2º C na temperatura média histórica

Aline Furtado
Repórter
Tempo em JF

A estação mais quente do ano tem início às 21h38 desta terça-feira, 21 de dezembro, em todo o território brasileiro onde vigora o horário especial de verão.

A previsão indica que há possibilidade de aumento entre 1º C e 2º C na temperatura média histórica. O primeiro dia do verão, em Juiz de Fora e na região, deverá registrar temperaturas entre 17º C, a mínima, e 33º C, a máxima.

"A estação deve ser marcada por chuvas dentro da média histórica, com grande variabilidade de distribuição espaço-temporal. Podem ocorrer chuvas torrenciais durante tempo firme, por exemplo. As precipitações devem continuar até o mês de março", afirma o meteorologista do 5º Distrito de Belo Horizonte, Jorge Moreira.

Além disso, a ocorrência do fenômeno La Niña faz com que frentes frias que estejam atuando sobre o Sudeste não fiquem por muito tempo sobre a região. "A estação não deve fugir muito do que vem sendo registrado em outros anos. Há, inclusive, possibilidade de dias com temperatura bem acima dos 30º C."

Frente fria

Embora o primeiro dia do verão deva ser marcado por altas temperaturas, a previsão indica a aproximação de uma frente fria da Zona da Mata, que deve permanecer sobre a região entre quarta-feira, dia 22, e sexta, dia 24. "Devem ocorrer chuvas até a quinta-feira [23]. Já no dia 24, véspera de Natal, o tempo volta a ficar firme."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken