Transforme sua sala de estar em lounge durante o carnaval

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 24/02/2017

As salas do momento ganham cada vez mais uma pegada contemporânea com ideias inovadoras para garantir a sua multifuncionalidade, reunindo elementos que afirmam uma atmosfera aconchegante e única. Os variados ambientes de home-estar seguem as tendências lançadas em cada estação, como no mundo fashion, porém, agregam com muita harmonia um mobiliário apropriado, revestimentos práticos e adornos decorativos que revelam todo o estilo e personalidade de seus usuários. Na arquitetura e no design de interiores, transformar os espaços de convivência social e familiar em pequenos ou grandes lounges, é contextualizar a criatividade, que emana através de uma simetria diferenciada e precisa, capaz de despertar nas pessoas as melhores sensações de bem-estar.

Salas Lounges

As  salas-lounges, atualmente, fazem parte de qualquer tipo de espaço, assim como os residenciais, conquistando a preferência dos moradores por conseguir reunir em um só ambiente, todos os atributos necessários para iniciar uma boa conversa ou relaxar de uma maneira informal. Os lounges, geralmente, são cenários compostos através de um decór intimista, com uma iluminação difusa e móveis convidativos para o descanso, sempre com a preocupação de reunir amigos ou pequenos grupos, exibindo uma play-list musical com o som baixo, assim como acontecia com o music-lounge, um ritmo que causava frisson entre os anos 50 e 60.

Com um layout que reúne adornos e peças exclusivas da Mobiliário Móveis, a arquiteta e urbanista Nathalia Nascimento, criou uma sala-lounge em uma perfeita profusão de cores e texturas, ideal para receber convidados no carnaval ou em qualquer época do ano, com um clima descontraído, em um ambiente elegante e totalmente estiloso. "Para mim, lounge, é um espaço despojado, onde às pessoas, podem bater um papo, bebericar, escutar uma música ambiente, e eu, tenho muitos projetos de estar-lounge, porque é uma forma diferente, de você, sair do tradicionalismo da sala de estar", define a arquiteta.

Adornos e mobiliário

O confortável e convidativo sofá todo em percinta italiana e com tecido em blue-jeans, ideal para salas de estar e lounge, recebe almofadas com cores complementares, destacando a estampa criada por Ottavio Missoni, o saudoso estilista da alta-costura italiana. O painel em madeira rústica expõe uma composição de gravuras de arte contemporânea em um mix perfeito de imagens. As mesas centrais redondas são agrupadas com uma retangular composta com o tampo em madeira carvalho, e ainda, exibe enfeites que consagram a beleza do ambiente, como as mesas de apoio lateral, onde uma luminária com base cromada provoca um outro efeito lumínico.

O rècamier em couro ecológico, uma releitura do modelo Barcelona, inspirado na obra do designer inglês Mies Yan Rouche rouba todas as cenas e está exposto na diagonal, uma das possíveis possibilidades de uso desta peça ícone, que Nathalia propôs neste ambiente. As quatro poltronas de aproximação são expostas em pares e apresentam materiais diferentes como o couro marrom capitoneado, e as outras em madeira, com tecido em fibra de linho bege nude.

O aparador, em vidro tonalizado, exibe bandejas em rattam, com copos e taças, além de puffs de apoio. A sensação de amplitude do ambiente é observada através do suntuoso espelho em laca bronze, onde a vegetação natural pode ser contemplada através de um enorme cachepô em policarbonato, leve e prático para sua mobilidade. A mesa de jogos exibe as cartas de pocker sobre o tampo rebatido em lâminas de carvalho natural e suportes laterais para drinks. "Qualquer ambiente, você pode, adaptar para um lounge ou já projetar para esta finalidade, basta você ter poltronas, puffs, um sofá bem confortável, que não seja retrátil, mesinhas de apoio lateral em diferentes tamanhos, tudo agregado neste tipo de espaço", ensina Nathalia.

Faça você

Não importa as dimensões do seu espaço, tudo dependerá da criatividade pessoal de cada um para transformar a sua sala em um estar-lounge em qualquer data ou ocasião. Os objetos de arte, adornos e peças do mobiliário, podem ser garimpados de outros ambientes de sua casa, utilizando cadeiras, poltronas, puffs, mesas centrais e laterais, com cores, tecidos e texturas diferentes, porém com uma harmonia estética e visual, observando com atenção as dimensões do espaço e o tamanho das peças do mobiliário que serão utilizadas.  "Em um espaço menor, temos que colocar, um mobiliário compacto, em menor quantidade, para às mesas de centro, poucos adornos, para deixar os petiscos, e sempre, utilizar flores e plantas, que humanizam o ambiente e mostram que o anfitrião esperava por aquele momento especial", ensina a arquiteta.

O ambiente deverá ser despojado, porém bem elaborado utilizando tudo o que já possui dentro de casa.

Tapetes em fibras sintéticas são indicados, caso não possua, poderão ser eliminados, neste tipo de ambiente.

Sofás retráteis, deverão ficar recolhidos, não são indicados para o estar-lounge, onde às pessoas, precisam de uma postura ergonômica diferente das salas de TV.

Crie efeitos luminotécnicos, utilizando de abajures, luminárias, castiçais e velas complementares.

Quando o lounge é temático, como para o carnaval, crie cantinhos com o tema, porém com sutileza.

Cada pessoa poderá servir de bebidas e canapés sem ajuda do anfitrião.

Se você vai receber convidados durante todo o carnaval, poderá adaptar as nossas ideias e sugestões, criando um estar-lounge em ambientes internos ou até mesmo externos. Tudo deve estar em perfeita ordem, como os arranjos de flores naturais, que podem ser recolhidos de espécies do seu jardim, ou utilizar de galhos secos de coqueiro, como o exposto neste ambiente. O anfitrião poderá utilizar de tudo que existe na própria sala de estar, abolindo os custos ou investindo muito pouco. Os detalhes criados por você, elaborados de forma artesanal, mostram o cuidado dedicado e apresentam muito valor agregado. "Quando você faz, uma coisa especial, de acordo com o tema, você mostra, todo o seu carinho e os cuidados ao receber, onde às pessoas convidadas, sentem-se bem", explica a arquiteta.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

Fale conosco:

Para participar de nossa próxima matéria, fazer sugestões de temas ou mostrar o seu talento como artista plástico, entre em contato com à nossa equipe.

ACESSA.com - Transforme sua sala de estar em lounge durante o carnaval