Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011, atualizada às 18h35

Controlador virtual dos tempos dos semáforos é testado em Juiz de Fora

Clecius Campos
Repórter
Foto do equipamento

Uma espécie de controlador dos tempos dos semáforos de trânsito está sendo testada em Juiz de Fora. O laço virtual tem uma câmera de TV instalada na linha do semáforo, capaz de detectar o volume de veículos que passa pela via. Essa informação é transferida imediatamente ao Controle de Tráfego em Área da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que adapta os tempos semafóricos para atender as variações da demanda veicular. O novo equipamento está instalado no cruzamento da avenida Rui Barbosa com a rua Custódio Tristão, no bairro Santa Terezinha.

De acordo com o titular da Settra, Márcio Gomes Bastos, a intenção é estudar a eficácia e o custo do sistema, a fim de verificar a viabilidade de substituir o sistema de detecção de volume de veículos então existente. "A principal vantagem é que o laço físico, atualmente usado, fica no piso, e é destruído sempre que é necessária alguma intervenção na via, o que não ocorre com o laço virtual, que fica no poste." O laço físico funciona por indução a campo magnético e fica a dez milímetros abaixo da camada asfáltica da pista de veículos. Ele identifica o volume de carros, com base na variação que a massa metálica de um veículo provoca no campo magnético gerado por uma corrente elétrica que percorre o equipamento. O laço magnético está presente em 92 pontos da cidade.

Segundo Bastos ainda não há como dizer se o sistema virtual será implantado na cidade, já que o estudo está em curso. Um possível custo também não pode ser estimado, mas o secretário acredita que o equipamento não tem preço tão elevado, em comparação com o laço físico. O sistema virtual de contagem de volumétrica de veículos é utilizado em cidades como Osasco (SP) e Belo Horizonte.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken