Sexta-feira, 11 de março de 2011, atualizada às 18h40

Terremoto no Japão dificulta comunicação e preocupa familiares de japoneses e juiz-foranos que moram no país

Aline Furtado*
Repórter
Japão

O terremoto que atingiu a costa do Japão, apresentando magnitude de 8,8 graus na escala Richter, nesta sexta-feira, 11 de março, às 2h45 (horário de Brasília), preocupa familiares e amigos de japoneses e de brasileiros que moram no país. A comunicação foi dificultada devido à destruição.

O integrante da Comunidade Nipônico-Brasileira de Juiz de Fora, Marcelo Borges Vieira, conta que tentou, durante toda a sexta-feira, contato com o irmão, que mora há vinte anos no Japão. "Estamos preocupados porque ele mora próximo a Tóquio, que foi atingida. Acessei a internet para verificar se havia alguma mensagem para nos tranquilizar, mas não tinha nada. Creio que esteja bem, mas não tenha como fazer contato porque estão sem comunicação, sem transporte. Está tudo parado."

Pela internet, o brasileiro Mike Araki, que saiu de Juiz de Fora em 2007 para morar no Japão, contou ao Portal ACESSA.com que sua cidade, Iwakura, não foi atingida. "Estamos bem. O epicentro foi distante daqui, mas sentimos o tremor." Filho de japonês, o empresário Jundy Kikuchi destaca a preocupação com a família do pai, que reside no Japão. "Logo que tivemos notícia do que houve por lá, fizemos contato, pela internet, e ficamos sabendo que a região onde moram não está entre as atingidas. Estão todos bem."

O epicentro do terremoto foi registrado na costa próxima à província de Miyagi, a 373 quilômetros da capital, Tóquio. Devido ao terremoto, ondas gigantes, as tsunamis, formaram-se em toda a costa do Pacífico, com previsão de atingir, ainda, as Filipinas, o Havaí, a costa pacífica da Rússia, a Indonésia, Taiwan e mesmo países da América do Sul, como o Chile.

Estimativas apontam mais de mil mortos, além de outras cem mil pessoas continuarem desaparecidas, segundo de fontes da região administrativa de Miyagi citadas pela agência de notícias Kyodo. Em nota oficial, divulgada na tarde desta sexta-feira, o governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, informou que não há registros de mortos ou feridos brasileiros entre as vítimas. Ao todo, 254 mil brasileiros moram, atualmente, no Japão. A maioria reside no sul do território japonês. Os tremores ocorreram na região Norte.

Alerta

Por volta das 16h (horário de Brasília) desta sexta-feira, o Japão voltou a registrar um tremor, desta vez de magnitude equivalente a 6,6 graus na escala Richter. O novo tremor de terra ocorreu na região de Niigata, no nordeste do país, no lado oposto à costa do Oceano Pacífico, região anteriormente atingida pelo terremoto, seguido pelo tsunami. O novo terremoto foi sentido na capital. A Agência Nacional Meteorológica do Japão informou que o país pode ser atingido por novos tsunamis

*Com informações da Agência Brasil

Os textos são revisados por Thaísa Hosken