Quarta-feira, 31 de março de 2010, atualizada às 16h36

Mineiros deixam cargos do alto escalão do governo Lula para disputar eleições 2010. Anastasia assume Governo de Minas

Clecius Campos
Repórter

Os políticos mineiros Patrus Ananias (PT) e Hélio Costa (PMDB) deixaram seus cargos de alto escalão no governo Lula, nesta quarta-feira, 31 de março, para disputar as eleições 2010. Ananias sai do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), enquanto Costa desocupa o Ministério das Comunicações (MC), ambos pré-candidatos ao Governo de Minas Gerais. Os ex-ministros serão substituídos por Márcia Helena Carvalho Lopes, no MDS, e José Artur Filardi Leite, no MC.

Márcia Lopes (foto abaixo) é paranaense e foi secretária executiva do MDS de 2004 a 2008. A assistente social tem 52 anos e é mestre em políticas sociais. Foi presidente do primeiro Conselho Municipal de Assistência Social implantado no Paraná e, por duas gestões, membro do Conselho de Assistência Social do Estado. Márcia presidiu ainda a Rede de Pobreza e Proteção Social dos Países da América Latina e Caribe.

José Artur Leite (foto abaixo) tem 51 anos e é natural de Barbacena. É advogado, administrador de empresas e foi secretário de Administração de Recursos Humanos e de Governo da Prefeitura Municipal de Barbacena. Acompanhou o mentor Hélio Costa no Senado Federal, onde atuou como assessor parlamentar e já no MC assumiu a chefia de gabinete e posteriormente o secretariado executivo.

Foto de Márcia Foto de José Artur

O secretário executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Nathaneal Ribeiro, deixa seu cargo nesta quinta-feira, 1º de abril. Uma portaria anunciará a saída do pré-candidato à Câmara Federal e a entrada do chefe de gabinete do ministério, Waldemar Manoel Silva e Souza.

Outros oito ministros do governo Lula deixaram seus postos, entre eles a ex-ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata à presidência, Dilma Roussef, e o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que disputará vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (veja lista completa abaixo). As trocas dos titulares de pastas são obrigação legal, exigindo que ocupantes de cargos públicos que não disputam reeleição deixem seus postos até o dia 3 de abril.

Anastasia assume Governo de Minas

Em Minas Gerais, assumiu na manhã desta quarta-feira, o novo governador Antônio Anastasia. Em seu discurso na Assembleia Legislativa de Minas, o antigo vice-governador afirmou que dará prosseguimento à gestão de Aécio Neves — pré-candidato ao Senado — por uma federação que ele considerou equilibrada, altiva e solidária. "Defenderemos as reformas constitucionais com o mérito de termos realizado em plenitude a nossa, e assim termos cumprido a nossa parte. Fico honrado e orgulhoso de servir a Minas como governador."

Além de vice-governador, Anastasia foi secretário de Planejamento e Gestão e de Defesa Social, também do governo Aécio Neves. O atual chefe do executivo estadual foi um dos responsáveis pelo choque de gestão do governo de Minas, que reduziu custos e chegou a fundir funções em secretarias estaduais.

Mudanças nos Ministérios
Ministério Sai Entra
Casa Civil Dilma Roussef Erenice Guerra
Agricultura Reinhold Stephanes Wagner Rossi
Desenvolvimento Social Patrus Ananias Márcia Lopes
Comunicações Hélio Costa José Artur Leite
Transportes Alfredo Nascimento Paulo Passos
Integração Nacional Geddel Vieira Lima João Santana
Minas e Energia Edison Lobão Márcio Zimmermann
Previdência José Pimentel Carlos Gabas
Meio Ambiente Carlos Minc Izabella Teixeira
Secretaria da Igualdade Racial Edson Santos Elói Ferreira

Os textos são revisados por Madalena Fernandes