Operação Oxigênio verifica emissão de poluentes por veículos em JFDurante a ação, fiscais verificaram se os carros estavam emitindo gases com opacidade acima do permitido, que é de 40%

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
25/5/2011

operacao

Foi promovida, nesta quarta-feira, 25 de maio, uma operação especial de fiscalização das condições de segurança de carros de passeio, caminhões, táxis e vans escolares, além da verificação de documentos de porte obrigatório dos motoristas. Na blitz, fiscais da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) fizeram, ainda, a inspeção dos níveis de emissão de poluentes dos escapamentos de veículos a diesel, ação denominada de Operação Oxigênio.

Na ação, 174 veículos foram vistoriados, sendo 64 carros de passeio e caminhões, 43 táxis, 21 veículos de transporte escolar e sete ônibus intermunicipais. A blitz resultou na apreensão de três veículos que estavam com documentos vencidos, 11 autuações emitidas por infrações gerais e dois automóveis retidos por transporte de crianças sem o uso da cadeirinha. Além disto, dos 39 veículos a diesel que passaram pela medição do opacímetro, 18 apresentaram um nível acima do máximo permitido, que é de 40%.

Durante a ação, os agentes verificaram se os carros estavam emitindo gases com opacidade acima do permitido. Nos veículos que apresentaram a irregularidade, o condutor foi informado sobre os procedimentos que devem ser realizados, como regulagem de bombas e limpeza de filtros.

O motorista terá um prazo de 15 dias para tomar as providências cabíveis para normalizar a situação do veículo. Após esse período, o carro passará por nova aferição, agendada pelos profissionais da Settra. Caso o problema não seja solucionado dentro do prazo, o motorista estará cometendo infração de desobediência, que é considerada grave, resultando na perda de cinco pontos na carteira e multa no valor de R$ 127.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken